Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Guardas 'espiavam' mulheres e casais de namorados

DE RIBEIRÃO PRETO

Uma denúncia feita por uma parlamentar oposicionista abalou em dezembro a credibilidade da Guarda Civil Municipal de Araraquara.

A vereadora Gabriela Palombo (PT) mostrou vídeos em que o serviço de monitoramento por câmeras da cidade era utilizado para "espiar" mulheres em closes íntimos e casais de namorados em praças da cidade.

Eles mostram imagens da principal rua de comércio, a Nove de Julho, num horário de muito movimento.

O fluxo de veículos e uma vista geral da rua são esquecidos pelo operador da câmera, que passa a focar uma moça de blusa rosa decotada e short jeans. Ela é seguida por todo o trajeto na região. Por causa das imagens, a cúpula da Guarda Municipal caiu.

Outro escândalo na cidade no primeiro ano do segundo mandato de Marcelo Barbieri (PMDB) envolveu uma suspeita de corrupção em secretarias da prefeitura.

Em agosto, o ex-secretário da prefeitura Ronaldo Napeloso, e hoje ex-vereador, foi preso sob suspeita de cobrar propina durante sua passagem pelo governo.

Ele foi secretário da Agricultura na primeira gestão do peemedebista (2009-2012) por um ano e meio. Foi investigado pela Polícia Federal porque havia indícios de práticas ilícitas dele e de outros quatro servidores.

Na secretaria foram detectados indícios de fraude em programa do governo federal destinado ao estímulo da produção agrícola familiar.

Outras suspeitas envolveram a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável. A PF apontou cobrança de valores em troca de concessão de áreas públicas a empresários para instalar comércio.

Na terça, a Câmara deve votar requerimento que pede a prorrogação da apuração do caso na Casa por um mês.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página