Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Baixa umidade do ar deixa a cidade em atenção

DE RIBEIRÃO PRETO

Há 33 dias sem registrar chuva, a umidade relativa do ar em Ribeirão está no limite do que é considerado saudável. Nesta quarta (25), a cidade registrou 23% de umidade do ar, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A previsão é de que a umidade relativa do ar permaneça com índice semelhante até domingo (29), segundo Pedro Costa, meteorologista do Inmet.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, de alerta; e abaixo de 12%, de emergência.

A baixa umidade provoca ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz.

Segundo o médico do Programa de Saúde da Família em Ribeirão Preto Nelio Domingos, com a queda da umidade e da temperatura é comum também o agravamento de doenças respiratórias.

A previsão é de que uma massa de ar, que começou a se formar nesta quarta no sul do país, atinja a região sudeste do Brasil a partir de domingo. De acordo com Costa, essa massa faz com que a temperatura caia cerca de 7ºC.

Além disso, segundo o meteorologista, há possibilidade de pancadas de chuva de curta duração na noite de domingo.

A redução das temperaturas e a possibilidade de chuva fazem com que a umidade relativa do ar suba a partir da próxima semana. Em junho, Ribeirão teve umidade em torno de 30% em quatro situações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página