Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Incêndio destrói dez hectares de mata de reflorestamento da USP

DE RIBEIRÃO PRETO

Um incêndio destruiu dez dos 75 hectares de mata de reflorestamento no campus da USP Ribeirão Preto na tarde desta segunda-feira (7). A área equivale a quase 13 campos de futebol.

Esse é o quarto incêndio na mata em três anos. Segundo a assessoria da USP, a suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, uma vez que teve início em três focos diferentes no meio da mata.

O fogo começou por volta das 13h e foi controlado duas horas depois pelo Corpo de Bombeiros, que contou com a ajuda do helicóptero Águia, da Polícia Militar, para pegar água e conter o incêndio em áreas de difícil acesso.

Segundo o capitão Rodrigo Araújo, apenas a perícia técnica poderá indicar se o incêndio foi mesmo criminoso. Segundo ele, a baixa umidade do ar e o vento colaboraram para a expansão das chamas pelos dez hectares.

A bióloga Ana Carla Aquino, pesquisadora da USP, disse que o incêndio matou animais silvestres e afugentou outros, o que aumenta os riscos nas estradas e áreas urbanas. O número de animais mortos só deve ser contabilizado nesta terça (8).

"Temos ouriços cacheiros, saguis, gaviões e outras aves que sofrem muito nesses incêndios", disse Ana Carla.

De acordo com a professora e bióloga Elenice Varanda, o incêndio atingiu uma pequena área do banco genético de árvores. A expansão do fogo foi evitada devido aos aceiros, espaços abertos na mata para evitar o alastramento das chamas.

Em 2011, um incêndio atingiu 27,9 dos 45 hectares do banco genético. Recuperado, o banco tem, hoje, 25 mil mudas de plantas de diferentes matas da região.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página