Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

UFSCar restringe acesso a campus à noite

Objetivo da medida adotada nesta 2ª (21) em São Carlos é impedir a ocorrência de furtos e roubos, e depredações

Segundo a direção da universidade, a solução deve durar até agosto, quando será feita nova discussão sobre o tema

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

Para coibir uma onda de furtos e assaltos no campus de São Carlos, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) decidiu proibir a entrada de pessoas que não fazem parte da comunidade acadêmica no período noturno.

A partir das 19h, o ingresso só é permitido a alunos, professores e funcionários. Para entrar, é preciso se identificar apresentando documento aos vigilantes que ficam nos portões do campus. A medida passou a valer nesta segunda-feira (21).

A UFSCar não informou detalhes sobre como esta identificação será feita e nem quantos vigilantes irão trabalhar na tarefa.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário após uma reunião realizada na sexta-feira (19). O assunto não estava na pauta do conselho, mas acabou entrando de última hora.

Segundo nota divulgada pela assessoria da UFSCar, nas últimas semanas, foram registradas graves ocorrências nas dependências da universidade, incluindo roubos e furtos, comércio de drogas ilícitas, ameaças a pessoas e depredação de instalações, entre outras.

A UFSCar não detalhou as ocorrências e nem a quantidade delas. O delegado Maurício Dotta e Silva, responsável pela delegacia que atende a área do campus, disse que não chegou a ser procurado para debater o assunto.

De acordo com o Conselho Universitário, a implantação do controle de acesso é uma medida emergencial e deve valer pelo menos até o final de agosto deste ano.

Neste período, será realizada uma nova reunião do conselho, onde os procedimentos definitivos serão debatidos com a comunidade universitária, segundo informou a assessoria.

NA INTERNET

Um grupo de estudantes da UFSCar e da USP na cidade de São Carlos criaram uma página em uma rede social para registrar, discutir e reclamar sobre furtos e assaltos que supostamente aconteceram dentro e próximos às universidades.

Há relatos de furtos que supostamente ocorreram nas moradias estudantis.

Em abril de 2013, um estudante de 19 anos foi assaltado e esfaqueado no campus da USP São Carlos. O crime aconteceu por volta das 5h30. O aluno sobreviveu e três homens confessaram o crime e foram presos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página