Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Colisão de bonde turístico mata 3 em serra

Veículo que liga Campos do Jordão a Pindamonhangada descarrilou, desceu por barranco e só parou ao bater em poste

Morreram uma grávida de 6 meses, outra passageira e uma guia; polícia e secretaria estadual apuram causas

Fotos Avener Prado/Folhapress
O bondinho que descarrilou em Santo Antônio do Pinhal, na serra da Mantiqueira, deixando três mulheres mortas
O bondinho que descarrilou em Santo Antônio do Pinhal, na serra da Mantiqueira, deixando três mulheres mortas
REYNALDO TUROLLO JR. ENVIADO ESPECIAL A PINDAMONHANGABA

Uma mulher grávida de seis meses morreu ontem e, com as mortes do dia anterior, são três as vítimas do acidente com um bonde turístico em Santo Antônio do Pinhal (SP). O bebê, uma menina, não resistiu.

O acidente ocorreu por volta das 18h30 de anteontem, na quase centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão.

O bondinho deixou Campos do Jordão, cidade turística no alto da Serra da Mantiqueira, rumo a Pindamonhangaba e, sob garoa, descarrilou, arrastou-se por um barranco e só parou após bater num poste da rede elétrica da linha.

Segundo relato de passageiros à Folha, dez minutos após a parada na estação de Pinhal, o bonde ganhou velocidade rapidamente num trecho de descida. O condutor, Luciano da Silva, gritou aos passageiros que não tinha mais o controle da máquina: "Não quer parar, não quer parar".

CAPACIDADE MÁXIMA

Estavam a bordo 40 passageiros adultos, 4 crianças de colo e 3 tripulantes. A capacidade máxima do veículo é de 42 passageiros adultos, segundo a empresa que administra a linha, ligada ao Estado.

Não havia cinto de segurança disponível no veículo. Com a batida no poste e no barranco, bancos e passageiros foram lançados para a frente.

A guia Sônia Neves, 47, de Pindamonhangaba, e a passageira Marly Froelich, 65, de São José dos Campos, morreram na hora. Levada ao Hospital Regional de Taubaté, cidade próxima, Adriana de Araújo, 35, morreu ontem. Ela estava grávida.

Os feridos foram levados para hospitais e prontos-socorros da região. Ontem à tarde, 16 seguiam internados -nenhum em estado grave.

CHOQUE E ESCURIDÃO

A colisão no poste arrebentou parte da rede elétrica. Presas debaixo dos bancos, com o bondinho levemente tombado para a esquerda, vítimas receberam choques.

O dia ainda estava claro na hora do acidente. Mas os primeiros bombeiros chegaram só uma hora depois, início da noite, pois a área é de difícil acesso. Eles usaram uma trilha, a partir de uma rodovia. No acostamento da estrada, montaram um "posto" de atendimento aos feridos.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Há duas investigações em curso: inquérito na delegacia de Pindamonhangaba e sindicância na Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado.

O laudo pericial deve sair em 30 dias. A polícia vai solicitar à empresa os laudos de manutenção de trilhos e bondinho. Passageiros e tripulantes também serão ouvidos.

Em nota, a empresa do Estado Estrada de Ferro Campos do Jordão diz que "lamenta profundamente o ocorrido e está prestando toda a assistência às vítimas e a seus familiares". Segundo ela, não existe lei que obrigue a instalação de cinto em trens de passeio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página