Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Após 16 anos, grupo sem terra consegue área em São Simão

DE RIBEIRÃO PRETO

Depois de 16 anos morando em casas de lona em um acampamento, 130 famílias sem terra que ocupavam a Fazenda Santa Maria, em São Simão, tiveram seus lotes regularizados pelo Estado.

O local recebeu, em outubro, o nome oficial de assentamento Mário Covas.

Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente e neto do ex-governador de São Paulo (1995-2001), esteve em São Simão no dia 17 de outubro para oficializar a formação do assentamento, em uma área de 748 hectares (o equivalente a 971,42 campos de futebol).

São famílias que esperaram por anos pela regularização da terra, não apenas para obterem no banco financiamento para a lavoura, mas também para necessidades mais urgentes, como ter energia elétrica e água encanada em suas casas.

Antonio Alberto Marcondes, 45, chegou ao acampamento com a filha mais velha ainda pequena. O tempo passou sem que o assentamento se concretizasse, e a família passou a crescer.

A menina já se casou e é mãe de uma criança de três anos -no assentamento, Marcondes ganhou mais um neto de outra filha. São quatro filhos no total.

DESAPEGO

O agricultor já havia se acostumado à vida cotidiana privada de bens que necessitam de energia elétrica, como chuveiro, televisão e geladeira. "A gente esquentava a água na fogueira para tomar banho no período do frio. Mas eu acredito que valeu a pena todo esse esforço e essa espera."

O assentado, que já plantou diversos pés de frutas em seu lote quando ainda estava irregular, agora faz planos de plantar 4.000 pés de berinjela, jiló, quiabo e pimentão na área de São Simão.

A autorização para a implantação foi assinada em julho pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

De acordo com o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), este é o primeiro assentamento no Estado com o nome do ex-governador Covas, responsável por implantar a maior quantidade de assentamentos, ainda conforme o órgão estadual.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página