Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Programa quer remover peças sucateadas por meio de leilões

DO ENVIADO A SÃO CARLOS E BEBEDOURO

Uma das tentativas da ANTF para agilizar a retirada de vagões sucateados dos pátios ferroviários do país é o programa Espaço Livre - Ferrovias, viabilizado por meio de um termo assinado em agosto do ano passado com a CNJ (Corregedoria Nacional de Justiça), a AGU (Advocacia Geral da União) e o Dnit.

A proposta do projeto, diz Rodrigo Vilaça, presidente da ANTF, é juntar esforços das entidades para agilizar a retirada do material férreo sucateado das estações brasileiras, por meio de leilões.

Por enquanto não há nenhuma proposta concreta. O termo assinado é um protocolo de intenções.

O Espaço Livre - Ferrovias segue os mesmos moldes do programa realizado nos aeroportos, que em um ano e meio retirou 19 aviões sucateados do espaço aeroportuário.

Vilaça afirma que o programa ainda está nos passos iniciais, mas que até o final do ano poderá trazer resultados ao setor. "Vamos priorizar as áreas onde se encontram as maiores concentrações de vagões", diz.

"Acredito que levaremos mais de cinco anos para resolver a questão."

Enquanto o programa engatinha, o Dnit prepara o primeiro leilão de vagões do ano, que irá acontecer em Bauru no dia 18. Segundo Vilaça, além dos 12.800 vagões abandonados, há mil locomotivas sucateadas no país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página