Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sailfish é sistema operacional com função multitarefa poderosa

Empresa de ex-funcionário da Nokia mostrou software à Folha

BRUNO ROMANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No meio do ano passado, um grupo de ex-funcionários da Nokia chamou a atenção ao anunciar que iria desenvolver um sistema operacional móvel baseado no MeeGo, plataforma que apareceu em um único aparelho, o N9, da gigante finlandesa.

Batizada de Jolla, a empresa de 60 funcionários já começa a mostrar de que o seu sistema, chamado de Sailfish, é capaz. Com um jeitão de vocalista de banda de rock, Marc Dillon, executivo-chefe da companhia, guiou a Folha em uma demonstração.

As apostas estão em uma função multitarefa poderosa, na capacidade de personalização e no uso de gestos simples, que evitam o uso de botões virtuais para comandar os sistema e os aplicativos.

Com dois toques na tela, você acessa o desbloqueio do aparelho --diferente do iPhone e dos dispositivos com Android, que exigem que um botão físico seja apertado.

Na tela de desbloqueio, escorregar o dedo da borda direita em direção ao centro leva a uma central de notificações complexa, que lembra a linha do tempo do Facebook.

A rolagem das telas acontece na vertical, algo visto no Windows Phone. Elas se dividem, basicamente, em três ambientes: o de desbloqueio, o inicial e o que mostra todos os aplicativos do aparelho.

Como em outros sistemas, na tela inicial podem ser fixados os apps mais usados.

A grande sacada é que eles podem ser comandados sem que sejam abertos. O tocador de música, por exemplo, pode pausar canções e mudar de faixa com gestos executados sobre os bloquinhos.

Na tela inicial também podem ser colocados atalhos para comandos, o que facilita a vida, como o modo avião.

Ainda sem previsão, a Jolla lançará sua plataforma primeiro na China, onde o N9 fez sucesso, e na Finlândia. Não há data para o Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página