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Entrevista

Nunca foi tão fácil começar algo, diz criador do Twitter

Inventor de um sistema de pagamento digital, Jack Dorsey afirma também que ganhar dinheiro não é seu objetivo final

ALEXANDRE ARAGÃO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Jack Dorsey, 36, lê três coisas: livros de ficção, seus diários e o Twitter. No primeiro caso, ele usa um iPad; no segundo, o aplicativo Day One --e o Twitter ele criou em 2006, ao lado de dois amigos.

O executivo também criou o Square, que transforma smartphones em máquinas de cartão de crédito, e comprou o Vine, rede social de vídeos de até seis segundos.

Durante uma rápida passagem pelo país na semana passada, Dorsey recebeu a Folha no escritório do Twitter em São Paulo.

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Folha - A confusão causada pela oferta inicial de ações (IPO) do Facebook fez com que o Vale do Silício ficasse mais cuidadoso em relação a IPOs?

Jack Dorsey - De modo geral, o que criou a confusão foi o falatório em volta do assunto. Não acho que tenha mudado algo para qualquer empresa, do Vale do Silício ou não, que esteja pensando em fazer uma oferta pública. Talvez tenha dado algumas coisas para se pensar, mas nós não estamos correndo em direção a um IPO como objetivo final. Estaríamos apenas querendo ganhar dinheiro, e isso não é quem somos.

Como você analisa o uso político do Twitter?

A coisa mais incrível é que o Twitter faz com que essas pessoas que colocamos em pedestais tornem-se mais humanas. Quando Obama estava em campanha, em 2008, ele tuitou sobre o que estava comendo de café da manhã. Você se lembra que ele é humano e toma café da manhã.

Mas, para políticos, o Twitter costuma ser mais importante durante as eleições.

Depende. Não faria essa generalização. Já vimos governantes usando o Twitter de modo efetivo, não só para contar o que estão fazendo, mas também para ouvir.

Em Newark, após uma nevasca, muita gente ficou presa em casa e tuitou. O prefeito, Cory Booker, atendeu a alguns pedidos, entre eles o de uma mãe que estava sem fraldas para o bebê. Quando tentar se reeleger, ele vai ter pelo menos um voto.

Parte do negócio de tecnologia é descobrir start-ups antes que façam sucesso e comprá-las. Você vê o Twitter seguindo esse caminho?

Bem, nós não começamos o Vine, nós o compramos. Talvez quando descobrimos ótimos produtos ou equipes, os compremos. É a realidade do nosso mundo, nunca foi tão fácil começar algo.

[Um dia após a entrevista, o Twitter anunciou a compra da We Are Hunted, empresa de streaming de música.]

O Vine pode ficar parecido com o Instagram, com um monte de imagens de comida e filhotes?

O que há de errado com comida e filhotes? [Risos.]

É sobre isso que é a internet...

Talvez seja sobre isso que as pessoas são [risos]. Comer é algo que fazemos todos os dias. Por que deveríamos nos sentir mal de falar sobre isso? Não se pode julgar as pessoas por fazer isso, porque elas podem ter em mente algo significativo. As pessoas irão colocar no Vine comida e filhotes, mas também colocarão muitas outras coisas bonitas. Há muita beleza em comida.

No Vine, não há nome de usuário. É preciso encontrar as pessoas por meio da busca. Por que essa escolha foi feita?

Um nome de usuário não faz tanto sentido nesse caso. A busca do Vine é muito boa, assim como é muito boa a lista de contatos para encontrar pessoas. Tem funcionado.

Mas as pessoas não podem conectar-se ao Facebook.

Sim, o Facebook desabilitou essa opção.

Por quê?

Você precisa perguntar ao Facebook [risos].

O modo como as pessoas ficaram desconfiadas em relação a bancos, principalmente com as crises financeiras, pode ajudar o Square a se popularizar?

Não acho que precisamos diminuir a confiança nos bancos para estabelecer confiança no Square. Ele estabelece confiança e popularidade porque as pessoas estão usando, em vez de ser culpa dos bancos. O que quer que os bancos façam, eu não ligo.

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TWITTER (rede social)

Estreia 15.jul.2006
Como funciona Cada usuário pode seguir quantos quiser; posts têm até 140 caracteres

SQUARE (pagamento digital)

Estreia mai.2010
Como funciona Um 'quadrado' transforma um celular em leitor de cartão; a taxa é de 2,75%

VINE (rede social)

Estreia 24.jan.2013
Como funciona Cada post contém um vídeo de até seis segundos filmado pelo celular

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