Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Um buscador muito louco de verão

Filme ambientado no Google estreia com recepção ruim da crítica; jornal diz que empresa vetou cena desfavorável

FERNANDA EZABELLA ENVIADA ESPECIAL A MOUNTAIN VIEW

O Google Glass faz uma ponta, o carro que dirige sozinho também, e Sergey Brin dá o ar da graça duas vezes, circulando pela sede do Google, em Mountain View.

Mas isso não é uma propaganda de duas horas da empresa do Vale do Silício. "Os Estagiários" é uma comédia de Hollywood, e uma de que os críticos não acharam muita graça.

O filme estreou nos EUA na sexta-feira e chega ao Brasil em agosto. Tem roteiro de Vince Vaughn, que produz e estrela ao lado de Owen Wilson, seu parceiro de "Penetras Bons de Bico" (2005).

Os dois são vendedores de relógio que perdem o emprego e decidem tentar a sorte no programa de estágio da empresa de tecnologia. Embora nada saibam sobre computadores, são graduados em malandragem.

"Mesmo depois de fazer o filme, não sei responder como as coisas são feitas aqui. Não vejo muito trabalho sendo feito, na verdade", disse Wilson num evento para a imprensa na sede do Google, um complexo de 30 escritórios onde trabalham mais de 10 mil funcionários.

PLAYGROUND

Boa parte das piadas do filme vem do fato de a empresa parecer um grande playground, com escorregadores como escadas, restaurantes com comida gratuita, quadras de vôlei e "nap pods" (poltronas para tirar sonecas).

As cenas externas foram filmadas em Mountain View em dois dias, e o resto foi recriado numa universidade de Atlanta com suporte de gente do Google, que também ajudou em diálogos e a desenhar os créditos finais.

Mas Vaughn não quer falar da parceria com o Google e foge de perguntas como, por exemplo, se eles pediram para ler o roteiro. Segundo o "Los Angeles Times", a empresa vetou uma cena na qual o carro que dirige sozinho se envolve num acidente.

"Acho hilário que alguém possa achar que o Google entrou nessa para promover seus produtos, como se eles tivessem problemas financeiros para fazer isso por conta", disse Vaughn.

"Era importante ter o Google no centro da história como a cidade do Mágico de Oz' ou A Fantástica Fábrica de Chocolate', um lugar místico cheio de oportunidades."

Sem a pretensão de "A Rede Social" (2010), filme sobre o Facebook que ganhou três Oscars, "Os Estagiários" é uma comédia aparentemente ingênua, sem tocar em casos cabeludos sobre evasão fiscal, uso de dados pessoais ou sua campanha para acabar com a Sopa, uma lei antipirataria on-line apoiada pelos estúdios.

Além de criar um aplicativo (um inventado em 2008, aliás), eles precisam ganhar uma partida de Quidditch, um jogo com a bola do mundo de Harry Potter.

"Isto não acontece no estágio, mas recentemente criaram um grupo de Quidditch aqui", explicou uma assessora do Google durante um tour pelo complexo. Anualmente, a empresa recebe 2 milhões de currículos. "Mas com certeza vai aumentar depois do filme."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página