Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Golpista rouba vendedores em site de leilão

No Mercado Livre, nigeriano tenta enganar usuários com comprovante de venda falso

ALEXANDRE ORRICO DE SÃO PAULO

"Onde há dinheiro, existe má fé, não tem jeito", diz Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre, que faz vendas e leilões on-line.

O executivo falou à Folha sobre a ação de golpistas no site. "Em uma comunidade com mais de 90 milhões de usuários, é impossível eliminar a ação de criminosos", diz.

Na última semana, Bernardo, 29, anunciou no Mercado Livre o smartphone Samsung Galaxy S 3 por R$ 1.200.

Logo apareceu um interessado, que usava o nome de Lucas Gabriel. Ele pediu mais informações por e-mail --prática proibida pelos termos de uso do ML, que oferece um sistema próprio de perguntas e respostas. "Quando o crime acontece fora da nossa plataforma, não temos como fazer muita coisa", diz Lemos.

Lucas, com um português sofrível, pediu alguns detalhes do item e fez uma proposta: "ofereço-lhe R$ 1.400, que inclui a taxa de envio via Sedex para a Nigéria".

O potencial comprador então enviou um endereço no país e o nome do filho, Povilas Salawu, além do comprovante de pagamento.

Mas o e-mail com o recibo do depósito na conta de Bernardo, via PayPal, era falso. "Percebi o golpe quando notei o e-mail estranho, paypal proof@eml.cc", diz Bernardo.

Uma busca por "Povilas Salawu" no Google indica que o golpista já fez diversas investidas --há quem tenha descoberto a tentativa de roubo, como Bernardo, e quem tenha acreditado na conversa e enviou o que estava vendendo para a Nigéria, normalmente aparelhos eletrônicos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página