Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PS4 terá rede social e mais interatividade

Sony, que deve mostrar o console apenas no fim do ano, diz que foco do lançamento é experiência do jogador

Além de compartilhar imagens e vídeos, os jogadores também poderão transmitir e ver partidas ao vivo

DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

O PlayStation 4 terá um espaço para informações pessoais e fotos de perfis, em que você pode adicionar amigos e conversar. O novo controle DualShock, redesenhado, conta como um botão Share, pelo qual você pode compartilhar imagens e vídeos. Parece familiar?

"Nossa visão é criar a primeira rede social gamer do mundo" disse Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment. "Acreditamos que o PlayStation 4 representa uma mudança de pensamento de uma caixa ou console", disse o executivo, em uma alfinetada no concorrente Xbox, da Microsoft, que significa Xcaixa em inglês.

A inclusão de ferramentas que lembram sites de relacionamento como o Facebook faz sentido. O movimento tem como objetivo oferecer aos jogadores funções sociais que o computador, potencial carrasco dos consoles, já tem.

No início do ano, Gabe Newell, fundador da Valve (responsável por "Half-Life" e "Counter-Strike"), anunciou que planeja lançar um computador potente otimizado para funcionar com grandes telas e voltado para jogos, o que seria uma invasão no espaço dos consoles.

O movimento da Sony, assim, é uma espécie de resposta. "O foco do PlayStation não está mais na sala. Está no jogador", disse House.

Além da possibilidade de compartilhar imagens e vídeos, os jogadores também poderão ver ou transmitir partidas ao vivo, solicitar a ajuda dos amigos em trechos difíceis dos jogos ou simplesmente jogar on-line na companhia de outras pessoas.

A plataforma continuará oferecendo serviços como Netflix, YouTube, Amazon e outros geradores de conteúdo. Além disso, o PS4 recomendará vídeos e produtos de acordo com os hábitos do jogador.

SEGUNDA TELA

O console portátil PlayStation Vita poderá ser usado como uma segunda tela para o PS4. Os jogadores poderão jogar games do novo console diretamente no portátil quando a TV não estiver disponível.

A novidade depende de uma conexão à internet veloz e estável, o que ainda não é uma realidade para todo mundo no Brasil.

"Nós esperamos iniciativas do governo brasileiro para melhorar a rede de internet do país. O atual momento evento econômico do país pode ajudar", disse Mark Stanley, gerente de América Latina da Sony Entertainment.

A empresa segue uma tendência de mercado. O Wii U, da Nintendo, permite a transmissão de games diretamente no controle em forma de tablet do dispositivo. Já a Microsoft tem o SmartGlass, aplicativo para tablets e smartphones que mostra informações adicionais ao game que está na TV, como mapas e fichas de personagens.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página