Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mesquita Nova foi concluída há mais de quatro séculos

Menos visitada que a Azul, já sofreu incêndio e foi inaugurada em 1665

Mulheres não podem entrar com os cabelos à mostra; sapatos devem ser embalados para preservar o local

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ISTAMBUL

A mesquita Nova (Yeni Camii), que fica às margens do Chifre de Ouro, ao lado da ponte Gálata, é menos opulenta que as outras mesquitas imperiais, como a famosa Azul, outro cenário da novela exibida pela TV Globo.

Vale a pena visitá-la de qualquer maneira. Menos visado pelo turistas, o templo costuma ser mais tranquilo.

Por sua localização, a mesquita Nova aparece em muitas imagens da cidade turca, especialmente nas fotografias feitas a partir dos barcos que cruzam o canal.

Com 36 metros de altura, o domo principal do templo é flanqueado por semidomos, que dão um efeito cascata em forma piramidal.

Além de dois minaretes, a mesquita tem um pátio, com uma bela fonte no centro.

As cerimônias de purificação são realizadas em torneiras na fachada do templo voltada para o outro lado do Chifre de Ouro.

O interior da mesquita é decorado com azulejos em intrincados desenhos em tons de azul, verde e branco.

Apesar do nome, a construção da mesquita teve início em 1597, antes da mesquita Azul, que começou a ser construída em 1609.

Após diversos percalços, incluindo os custos da construção, o edifício foi bastante danificado por um incêndio no ano de 1660. Foi reconstruído e, finalmente, inaugurado em 1665, dois anos após ficar pronto.

A localização da mesquita permite que a visita seja combinada com outros programas próximos, como o bazar Egípcio, ao lado. Também é possível comprar um passeio de barco pelo estreito de Bósforo --é só atravessar a rua.

RESTRIÇÕES

Como em todas as mesquitas de Istambul, as mulheres devem cobrir os cabelos --é bom carregar um lenço ou xale na bolsa durante a viagem.

Para preservar os tapetes no chão do templo, é necessário tirar os sapatos e embalá-los em sacos plásticos disponíveis na entrada.

Não é possível visitar o interior durante as horas de oração. (MARINA DELLA VALLE)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página