Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cruze o continente e conheça o bairro Moda, verde e plano

Na travessia para o lado asiático, o turista pode ter a sorte de ver golfinhos nadando no estreito de Bósforo

Em Moda, fica o estádio do clube Fenerbahçe, com estátua em tamanho real do brasileiro Alex de Souza

CHICO FELITTI DE SÃO PAULO

O trocadilho é fácil: está na Moda. O bairro do lado asiático da cidade que leva esse nome ganha cada vez mais atenção dos locais.

Diferentemente da maior parte de Istambul, Moda é plana, cheia de verde e com uma tranquilidade difícil de achar na cidade de 14 milhões de habitantes.

Nesse destino, o fim é justificado pelo meio de chegada. A travessia entre continentes é feita nos barcos da municipalidade e vale pela vista. Tirando que viajar da Europa para a Ásia por R$ 1,50 é menos um custo do que um benefício.

O trajeto marítimo, de 20 minutos, dá a chance de notar a cidade de longe e, com sorte, topar com golfinhos que cruzam o Bósforo. Mas quando a Ásia estiver chegando, vale fixar o olhar à costa.

Está lá a imponente estação de Haydarpasa, que pegou fogo em 2010, mas já foi reparada e agora passa por reformas para agregar novas linhas férreas.

Além da estação, outro colosso de Moda é o estádio do Fenerbahçe. A construção não é nenhum Maracanã. Sua maior atração está no jardim: uma estátua em tamanho real de Alex de Souza, ex-capitão do Fener, atual Coritiba.

Em frente à homenagem ao brasileiro mais famoso da Turquia, é possível aproveitar o silêncio. Para depois retornar pelo caminho intercontinental.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página