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Turismo

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É fria

Transporte e serviço são pontos fracos

DE BRASÍLIA

À parte as belezas da cidade, Brasília dá alguns motivos para muita reclamação de brasilienses e turistas.

No topo da lista, está a qualidade do serviço prestado na cidade. Não é incomum encontrar em restaurantes e pontos de alta circulação de turistas garçons desatentos e atendentes desinformados.

O serviço vem melhorando ao longo dos últimos anos, mas muitas vezes o cliente ainda sente que "incomoda".

Concorrendo com esse problema, está o transporte público. Muitas vezes, os ônibus são velhos e passam em intervalos longos e irregulares.

As paradas podem ser distantes dos destinos comerciais ou turísticos e com passeios mal conservados e sem iluminação.

O metrô, por outro lado, fica restrito à área central, Asa Sul e parte das cidades-satélite de Brasília.

Uma opção comum é usar o táxi, que recentemente teve os valores reajustados.

A sugestão é solicitar o táxi diretamente pelo telefone de algumas companhias que oferecem desconto de 20%.

Outra queixa frequente é o horário de fechamento de bares e restaurantes localizados no Plano Piloto.

Para não provocar desavenças com moradores de prédios vizinhos, estabelecimentos costumam fechar as portas às 23h durante a semana e à 1h de sexta a domingo.

Uma quarta queixa, esta crescente, é a segurança, mesmo dentro do Plano Piloto. O governo local comemora a redução dos chamados sequestros-relâmpago em 2013. Os números, porém, ainda chamam a atenção.

No Distrito Federal, foram 226 registros de janeiro a maio de 2013; no ano passado, no mesmo período, foram 313 casos. (JN)


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