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Madri
Na Corte Inglés, intérprete conduz cliente por 9 andares
LUISA BELCHIOR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRIBarrados no aeroporto à parte, Madri também está de olho nos turistas brasileiros.
Embora o tratamento a clientes não seja o forte dos espanhóis, o setor turístico de Madri vem se adaptando aos novos turistas, que valorizam bom atendimento e mimos.
O português, por exemplo, já está incluído na oferta de guias para museus como o Prado e o Thyssen-Bornemisza.
Até na hora de comer é possível escolher as tapas na sua língua. No mercado de San Miguel, desde 2010, os brasileiros podem ser atendidos e guiados em português.
No hotel Intercontinental, sempre que há hóspedes brasileiros, o bufê matinal oferece mamão e manga. Para Dilma Rousseff, que se hospedou recentemente lá, o pedido especial era queijo.
Mas as mordomias são maiores na hora das compras. El Corte Inglés, a maior rede de lojas de departamentos da Espanha, investiu pesado nos últimos dois anos em clientes brasileiros. Passou a oferecer, por exemplo, um intérprete que, em português, faz um tour pelos nove andares das filiais do centro de Madri.
Quem prefere focar as compras em roupas de marca encontra opção de personal shopper em português, que, por € 300, passa uma hora e meia guiando os brasileiros pelo Las Rozas Village, outlet de marcas de luxo a céu aberto.
Foi lá que, na semana passada, uma fila se formou. A rede abriu 300 vagas --o país registra desemprego recorde-- para vendedor. O requisito: falar português, russo ou chinês.