Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O ano é dela

Amsterdã está em festa; em 2013, celebra a reabertura do Rijksmuseum e do Museu Van Gogh e os 125 anos de sua orquestra, com turnê que inclui apresentações em São Paulo

BERNARDO MELLO FRANCO ENVIADO ESPECIAL A AMSTERDÃ

Não acontece sempre, mas alguns anos parecem pertencer a determinadas cidades. É como se a soma de grandes eventos, inaugurações e efemérides tivesse o poder de transformá-las em capitais do mundo durante 12 meses.

O ano passado foi de Londres, que atraiu todas as atenções com as Olimpíadas, o jubileu de diamante da rainha e o anúncio de que o trono terá um novo herdeiro.

Agora, tudo conspira para que 2013 seja lembrado como o ano de Amsterdã.

Ainda estamos no primeiro semestre e a capital holandesa já comemorou a reabertura de seus dois maiores museus --o Rijksmuseum e o Van Gogh--, os 400 anos dos canais tombados pela Unesco e a coroação do rei Willem-Alexander e da rainha Máxima.

Sua orquestra, a do Concertgebouw, também faz parte das comemorações: está completando 125 anos. O aniversário inclui apresentações no Brasil nos próximos dias.

A capital mais liberal da Europa continua a ser uma das mais acolhedoras do continente e merece cada um dos presentes que genero- samente compartilha com seus visitantes.

As velhas atrações também valem a visita --dos comportados passeios de barco às incursões noturnas pelo Red Light District e pelos "coffee shops", onde, após decisão do prefeito no fim do ano, a maconha pode ser comprada por todos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página