Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Ibiza croata', Hvar tem balada eletrônica

Bares recebem turistas para pós-praia agitado, mas ilha também é destino para quem busca tranquilidade

Praias de pedra podem causar estranhamento a brasileiro, mas conferem um azul quase artificial ao mar

LUISA BELCHIOR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM HVAR

Pegue neve em Hvar e você ganhará a estadia grátis do hotel. Com chuva, a hospedagem sairá pela metade.

Essa "lei" que impera nos hotéis da ilha não mostra tanto o clima hospitaleiro do croata, embora ele exista, mas sim um resumo da temperatura local, onde o sol predomina quase o ano inteiro.

Conhecida como a "Ibiza croata", Hvar é a tradução do turismo de verão na Croácia: ilhas espetaculares, jovens em busca de festa, famosos endinheirados com iates atracados, bares ao redor da ilha e muita música. O que não quer dizer que a ilha seja contraindicada para quem busca tranquilidade ou mesmo um clima mais aventureiro.

Do mesmo porto de Hvar, barcos transportam turistas para festas ou para passeios nas ilhas próximas, além de atividades como mergulho, caiaque e kitesurfe.

A maneira mais fácil de chegar à ilha é com o catamarã que sai da cidade de Split e, em uma hora, atraca no porto do centro de Hvar.

De lá, partem diariamente barcos para ilhas próximas como Brac e Korcula, onde se pode passar a noite. Para quem viaja em grupo ou com orçamento mais folgado, vale a pena alugar um barco privado, que passa o dia à sua disposição.

As praias, como em quase toda a Croácia, são de pedra, o que pode causar estranhamento aos brasileiros mas que, por outro lado, convertem a cor do mar em um azul único, límpido e potente, quase artificial.

PÓS-PRAIA

A maioria dos programas acaba em um pós-praia animado em bares espalhados pela ilha. O mais famoso deles é o Hula Hula (hulahulahvar.com), um bar de frente para o mar, onde jovens pulam ao som de música eletrônica, e quem não está tão no pique, ou com fome, aproveita as boas opções do cardápio, enquanto todos veem juntos o pôr do sol.

O bar Carpe Diem (carpe-diem-hvar.com) é o mais famoso deles. O Veneranda Club (veneranda.hr) e o Kiva Bar (kivabarhvar.com) costumam ficar abarrotados todos os dias da semana.

Casas com entrada gratuita, como o Kiva Bar, são um dos programas "low cost" que Hvar tem visto crescer nos últimos anos. Também há opções mais baratas de hospedagem, como camping.

CHEGADA

Pegar a barca para a ilha de Hvar pode ser tarefa árdua. A empresa que faz o transporte (jadrolinija.hr) não vende passagens pela internet e nem faz reservas prévias.

A única maneira de comprá-la é no próprio dia, e no próprio local, onde há sempre filas. No verão, a espera pode chegar a duas horas. Nada, no entanto, que a energia da ilha de Hvar não conserte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página