Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Festival hindu é encenado em 4 línguas

Imigrantes preservaram suas culturas e idiomas

DO ENVIADO A PARAMARIBO

Realizado há quatro décadas na cidade, o colorido festival Ramlila dura dez dias, o tempo necessário para encenar a vida do Senhor Ram, uma divindade hindu.

Ali, os atores amadores --todos homens-- misturam hindi, holandês, inglês e sranan tongo (língua do Suriname), fusão local de línguas africanas e europeias.

Com data móvel, o Ramlila é encenado geralmente em setembro sobre um gramado verde, ao entardecer, e dura duas horas por dia. Para a produção, a comunidade indiana (cerca de 30% da população) importou as roupas e as tintas da Índia.

Ao contrário do Brasil, onde as comunidades de imigrantes tendem a se diluir, os indianos, javaneses (etnia indonésia) e chineses no Suriname conseguiram preservar o idioma mesmo tendo chegado há mais de cem anos, quando os holande- ses passaram a usá-los como mão de obra depois do fim da escravidão.

Pelas ruas de Paramaribo, há lojas chinesas, restaurantes javaneses, ônibus decorados com caricaturas de atores de "Bollywood" e mercadinhos com produtos brasileiros na região do Belenzinho, devido à predominância de paraenses.

No interior do país, predominam vilas "maroons", quilombolas que vivem no interior --cerca de 35% da população do país é afrodescendente, grande parte também na cidade.

Mas não se trata de comunidades isoladas entre si: praticamente todos os surinameses falam quatro línguas, compartilhando principalmente o holandês e o sranan tongo, além do inglês, bastante disseminado na cidade --também entre os taxistas.

"Os visitantes e os locais veem o Suriname como um pequena ONU, multicultural e harmoniosa", afirma a escritora e jornalista surinamesa Ranu Abhelakh, autora do livro "A Fórmula da Identidade Surinamesa", publicado em holandês.

"Nenhum dos grupos étnicos foi capaz de se tornar maioria, uma das principais razões para que e a tensão racial seja limitada, nunca chegando a uma guerra étnica'", completa. (FM)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página