Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Isolado, Suriname mescla estilo colonial e diversidade étnica

Turismo no país, vizinho ao Brasil, ainda é incipiente; centro da capital, Paramaribo, é tombado pela Unesco

Na culinária, destaque é para restaurantes javaneses, que servem banana empanada com molho de amendoim

FABIANO MAISONNAVE ENVIADO ESPECIAL A PARAMARIBO (SURINAME)

Visitar uma centenária catedral holandesa erguida em madeira. Comer em um tradicional restaurante javanês. Assistir a um festival hindu. Passear de barco por um rio amazônico.

Dá para fazer tudo isso no mesmo lugar e em um país vizinho ao Brasil. Com apenas 250 mil habitantes, Paramaribo, a capital do Suriname, cativa o visitante pela sua arquitetura colonial e impressionante diversidade étnica.

Localizada na esquina nordeste da América do Sul, o Suriname é um paradoxo de região inóspita e isolada do resto do mundo com ar cosmopolita: convivem ali hindus, javaneses, descendentes de escravos africanos, etnias indígenas e chineses, além de um pouco de holandeses, os antigos colonizadores, que deixaram a língua oficial.

Há também uma importante comunidade flutuante de brasileiros, envolvidos principalmente com o garimpo e, no caso das mulheres, prostituição.

O turismo no país ainda é incipiente e basicamente se resume a visitantes holandeses, interessados em incursões na selva, logo ali. A proximidade geográfica e cultural com o Caribe é uma miragem: apesar do litoral e do clima tórrido, a costa oceânica é quase toda de mangues --nos fins de semana, os surinameses se refrescam em riachos na selva.

Para o visitante estrangeiro, o pequeno aparato de agências e hotéis se concentra na Kleine Waterstraat, às margens do rio Suriname, incluindo o melhor hotel do país, o Torarica.

Dali, é possível conhecer a pé o centro histórico, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. Este repórter recomenda que se comece às 6h, para evitar o calor, o maior perigo na cidade --praticamente não há delinquência urbana.

O destaque ali é a bela Catedral de São Pedro e Paulo, que no início deste mês foi elevada à categoria de basílica. Inaugurada em 1885, está entre as maiores construções em madeira do mundo. Do lado de dentro, todo em cedro, o pé-direito alto, as abóbodas e os detalhes esculpidos impressionam.

Um pouco mais adiante, o símbolo da boa convivência surinamesa: a sinagoga Neve Shalom, mais uma bela construção histórica em madeira, é vizinha de muro de uma mesquita, erguida mais recentemente.

Na beira do rio Paramaribo, está o forte Zeelandia. Datado do século 17, o prédio bem preservado guarda um pouco de tudo: um museu sobre o país, café holandês, lojinha e uma homenagem a 15 dissidentes fuzilados ali em 1982, quando o local era um centro de tortura no período ditatorial.

Não muito distante, um pequeno cais oferece ao turista a possibilidade de passear pelo rio, com ótimas vistas da cidade, e visitar, do outro lado, um museu a céu aberto, onde está outra fortaleza histórica.

Fora desse circuito turístico, vale a pena explorar o roteiro étnico, representado por restaurantes, mercados e, dependendo da época, festivais.

A culinária javanesa é o destaque, com diversos restaurantes, localizáveis pelo nome "warung". A maioria fica na região de Blauwgrond. Um dos pratos mais populares é o "bakabana", improvável combinação de banana empanada com molho de amendoim apimentado. Mas não faltam opções hindus e chinesas.

LABIRINTO

Os mercados são os melhores lugares para sentir o pulso de quem vive na cidade. Nos dias de semana, o Mercado Central é um labirinto de bancadas com produtos alimentícios e banquinhas de comida. Nas imediações, há também um mercado de animais vivos, de pássaros cantores (uma obsessão nacional) a macacos.

No domingo, é a vez dos mercados étnicos. Há dois chineses, para atender à crescente comunidade do gigante asiático, e um javanês, onde dá para comer um delicioso coco com farinha de milho enrolado em folha de bananeira e tomar a versão local da raspadinha.

O Suriname surpreende e diverte também nos detalhes. Até na hora do troco: as moedas de cinco centavos são quadradas.

Os cartões-postais incluem amontoados de latas amassadas de Parbo, a cerveja nacional. Na curiosa lojinha do forte Zeelandia, há fotos amadoras com representantes de todos os grupos étnicos e até um grupo de estudantes de enfermagem surinameses na Holanda, em 1959.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página