Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Projeto oferece 23 roteiros para incentivar turismo rural no país

Em Tucorin (AM), viajante faz trilha e participa de ritual indígena

LIVIA SCATENA DE SÃO PAULO

Uma iniciativa do governo federal quer aproximar turistas e produtores rurais e, assim, valorizar a agricultura familiar e o ecoturismo no interior do país.

O projeto "Talentos do Brasil Rural", uma parceria dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário com o Sebrae, identificou empreendimentos rurais onde os visitantes conseguem ver de perto a produção agrícola feita, em sua maioria, por famílias.

Os roteiros incluem visitas a produtores de hortaliças e de artesanato, a vinícolas e também a locais que, tradicionalmente, atraem visitantes, como cachoeiras.

A iniciativa montou 23 roteiros turísticos em 54 municípios brasileiros (cerca de 400 empreendimentos foram selecionados pelo programa), todos nas proximidades das cidades-sede da Copa.

Os itinerários foram preparados para que pudessem receber turistas no período do Mundial.

Tucorin, no Amazonas, é um dos destinos que receberam consultoria e treinamento do programa.

No baixo rio Negro, os turistas podem optar por roteiros de dois, três ou quatro dias. Conhecem a vida da população ribeirinha, fazem trilhas na mata, participam de rituais indígenas, dormem em redes e aprendem a fazer farinha de mandioca.

O único roteiro do Estado de São Paulo explora, em dois dias, a produção agrícola e as atrações de Socorro (a 134 km da capital). Entre as atividades oferecidas estão pesca esportiva e visitas a um laticínio e a uma produtora de cachaça --nos dois locais, o visitante acompanha a produção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página