Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Áreas de parques foram as últimas ocupadas no país

Serra Geral e Aparados da Serra ficam na divisa dos Estados de SC e RS

Para conhecer a região, empresas de turismo de Cambará do Sul vendem tours que duram entre poucas horas e dois dias

DO ENVIADO A CAMBARÁ DO SUL (RS)

Ligados um ao outro, na divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os parques da Serra Geral e Aparados da Serra são passeios obrigatórios para quem passa pela cidade de Cambará do Sul. O parque da Serra Geral, inicialmente habitado pelos índios caágua e um dos últimos territórios a serem povoados pelos colonizadores no Brasil, tem sua formação geológica datada de cerca de 200 milhões de anos, quando derramamentos de lava levaram ao surgimento de um grande planalto no sul do país.

Com uma área de 173 km², o parque foi criado há 20 anos. Uma caminhada por parte de seu território leva a paisagens verdes com paredões que chegam a 900 metros de altura e, no caso do cânion Fortaleza, a 7 quilômetros de extensão.

Foi nesses locais que se passaram cenas da novela "Chocolate com Pimenta" e da série "Casa das Sete Mulheres" (ambas exibidas em 2003 pela Globo).

As empresas de turismo da cidade oferecem opções de trilhas que variam entre poucas horas e dois dias de duração. Vale a pena optar pelas trilhas mais longas, pois só assim é possível ver o parque de maneira mais profunda.

Com sorte, dá para avistar animais como o cachorro-do-mato, o macaco-prego e o caxinguelê. Há ainda aves ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-peito-roxo.

Menor (102 km²), o parque Aparados da Serra foi fundado em 1959. Sabe-se que ele foi habitado pelos guaranis, caiguangues e pampeanos.

Reunindo-se em torno de fogueiras, esses indígenas tinham o costume de tomar a folha moída do mate misturada à água quente, em busca da proteção do deus Tupã. Tais costumes são encontrados até hoje entre muitos gaúchos.

Uma das atrações mais famosas do parque é o cânion do Itaimbezinho. Cortado pelos rios Perdizes e Preá, que formam o rio do Boi, tem 5.800 metros de extensão e profundidade máxima de 720 metros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página