Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Colecionadores são o pior tipo de cliente, diz Ferrari
DO “NEW YORK TIMES”Quando a Ferrari era uma operação em pequena escala, com produção de algumas centenas de unidades ao ano, alguns colecionadores costumavam adquirir boa parte da produção anual da empresa e guardar seus brinquedos novos em garagens com controle climático.
Algumas décadas mais tarde, a passagem do tempo poderia transformar os mais memoráveis desses modelos em clássicos com valores milionários.
Porém, chegou um momento em que os dirigentes da Ferrari concluíram que esse não era um modelo de negócio sustentável.
"Os colecionadores são o pior tipo de cliente. Uma Ferrari não foi feita apenas para enfeitar uma garagem", afirma Amedeo Felisa, CEO da Ferrari.
A mensagem do executivo é clara: se os proprietários não dirigirem suas Ferraris e se elas forem compradas somente para propósitos decorativos, as vendas terminarão por encolher mundo afora.
No ano passado, a marca italiana vendeu 7.318 unidades, 4,5% mais que em 2011.