Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Retrovisor

DENIS CISMA denis@cisma.com.br

Apego pelo Baixo Augusta

O Galaxie ficava estacionado lá. Quando voltava para pegar o carro, havia beijinhos no vidro e pedidos para passear

José Tibiriçá Martins, o Tibira, 48, é amante de tudo que é antigo.

Ele apresenta ao lado de Caroline Schamall, 34, a Carrô, o programa "Caos" no canal History Channel. O programa mostra o dia a dia do antiquário/balada de mesmo nome situado na Rua Augusta, em São Paulo.

Lá ele negocia antiguidades que muitas vezes compra para si mesmo. Foi sua afeição por brinquedos que o tornou colecionador e depois comerciante.

Como não podia ser diferente, ele dirige um carro antigo. O Ford Galaxie 1967 foi o primeiro que ele restaurou, por isso diz não ter coragem de vendê-lo.

"Fazer o motor, a funilaria, a pintura e a tapeçaria demora tanto tempo e demanda tanto trabalho que acaba criando um elo emocional", justifica Tibira, que se arrepende até hoje de ter vendido um Impala 1958.

Cresceu na Bela Vista e no bairro do Bixiga, mas foi o apego à região central da capital paulista que o fez abrir a casa noturna na rua Augusta. A famosa via era o local onde seus pais o levavam para passear, nos idos dos anos 70.

Em 2005, o Baixo Augusta estava degradado, povoado de mendigos e boates para homens. Mas havia a vantagem dos espaços grandes e alugueis baratos.

Resolveu arriscar.

Nascia o clube Vegas, que foi sucesso absoluto durante os sete anos em que ficou aberto. A casa, pedra fundamental da mudança de público da região, acabou sendo vítima da própria valorização imobiliária que ajudou a promover.

O Galaxie ficava estacionado em frente ao Vegas. Muitas vezes, quando voltava para pegar o carro, havia beijinhos no vidro e pedidos para passear.

Agora, Tibira só deixa o Ford na rua quando vai à feira de antiguidades do Bixiga. Certa vez pegou uma velhinha bisbilhotando o interior do carro. Surpreendida, ela confessou," Já namorei muito num desses"

Não há dúvida, o Galaxie azul calcinha é e sempre será o carro mais apropriado para circular no Baixo Augusta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página