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Peças e acessórios

Tuning alemão

Preparadas pela AMG, versões esportivas do Classe A e do CLA têm cara de más e motor 2.0 de 360 cavalos

RODRIGO LARA ENVIADO ESPECIAL A HANOVER

Não é novidade que a Mercedes quer se livrar do rótulo de marca voltada ao público mais maduro. A principal ofensiva nesse sentido foi o lançamento dos compactos Classe A e CLA, de espírito jovial e preço mais acessível.

Mesmo com esse novo direcionamento, a montadora pretende manter algumas tradições -uma boa notícia, ao menos para quem gosta de emoções ao volante.

E, como nos demais veículos da empresa, tanto o hatch quanto o sedã ganharam suas versões preparadas pela divisão esportiva AMG, que a Folha acelerou na Alemanha.

Com a ajuda da preparadora, a Mercedes planeja elevar as vendas globais da "grife", de cerca de 20 mil unidades por ano para quase 30 mil.

Tanto o A 45 AMG quanto CLA 45 AMG passaram por uma profunda customização mecânica e estética.

A começar pela adoção de para-choques agressivos, rodas aro 18 e quatro saídas de escape na parte externa.

Por dentro, destacam-se os bancos concha e a costura vermelha que decora também o volante de base achatada. De negativo, só a tela do sistema multimídia (que também integra o GPS), que não se integra ao painel e parece um acessório comprado à parte.

Apesar do conforto e do luxo do interior, a sigla AMG remete, acima de tudo, ao desempenho. Ambos os carros trazem sob o capô um motor 2.0 turbinado de quatro cilindros. São 360 cv, o que o torna o mais potente do mundo nessa configuração. O maestro dessa cavalaria toda é o câmbio Speedshift DCT-7, um automatizado de dupla embreagem e sete marchas. É capaz de fazer trocas bastante rápidas e de aceitar reduções agressivas no modo manual.

Os números ficam ainda mais interessantes se considerarmos os 1.555 kg do hatch e os 1.585 kg do sedã.

Se no papel o A 45 AMG e o CLA 45 AMG são bem parecidos, na hora de andar ficou claro que eles têm personalidades distintas.

Em sua versão brava, o Classe A se mostrou mais agressivo. A suspensão é bastante firme e faz o carro copiar fielmente o piso. Mas o destaque é o sistema de direção, propositalmente direta.

Já no CLA, o som do escape é mais contido. Mesmo assim, o motor também sobe de giro rápido e faz com que o carro ganhe velocidade sem esforço -o uso da tração integral contribui nesse aspecto. Mas o sedã é mais atento à questão do conforto ao rodar.

Qual é mais rápido? O A 45 AMG, que chegará no fim do ano ao Brasil. O CLA ainda não é vendido no país em nenhuma versão.


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