Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Honda lança nova geração da linha CG
Motocicleta mais vendida do mercado brasileiro ganhou estrutura mais leve e painel digital em todas as versões
Mudanças na coluna de direção e na densidade do banco deixaram a pilotagem mais confortável
Veículo mais vendido do mercado brasileiro (à frente até do VW Gol), a Honda CG chega a sua oitava geração com mudanças no visual, na estrutura e no preço --a versão de entrada 125 KS, por exemplo, está R$ 210 mais cara e parte agora de R$ 5.490.
Totalmente redesenhada, a nova estrutura da moto tem 3,8 quilos a menos e maior rigidez, segundo o fabricante.
Mais leve, a CG está mais fácil de ser guiada, principalmente no trânsito intenso, que exige constantes mudanças de trajetória.
O nível de conforto também aumentou, graças à espuma mais macia do assento e à nova geometria da coluna de direção, que deixou a posição de pilotagem ligeiramente elevada. Essa mudança permitiu uma melhor acomodação das pernas do motociclista.
DESEMPENHO
Os freios, no entanto, parecem demorar mais para entrar em ação. Já o desempenho é bem parecido com o dos modelos da geração anterior --a mecânica permanece a mesma. São 11,6 cv nas versões 125 cc e 14,2 cv nas opções 150 cc.
Com melhor relação custo-benefício, as configurações mais potentes trazem amortecedores com 5 mm a mais de curso. Há também garfo telescópico convencional na dianteira e sistema bichoque na traseira.
As rodas de liga leve da 150 Titan EX (R$ 7.830), modelo topo da linha CG, ganharam pneus radiais sem câmara, mais resistentes a buracos e de conserto rápido.
As modificações no desenho da moto compacta da Honda começam pelo farol, que ganhou uma nova moldura. Ela varia de cor conforme a tonalidade da carroceria. A carenagem ao lado do motor também é novidade, assim como o desenho das lanternas.
PAINEL DIGITAL
O modelo ainda ganhou painel digital em todas as versões. Mas o toque de modernidade não combina com dias ensolarados, pois o excesso de claridade atrapalha a leitura das informações.
De janeiro a julho, a Honda emplacou 325 mil unidades da linha CG. A Yamaha YBR 125 é a vice-líder do segmento, com quase 45 mil licenciamentos no mesmo período.