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Veículos

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Cartas

SEM ALARME

"Comprei um Renault Clio na concessionária Itavema. Como o carro vinha sem alarme, sem travas e sem vidros elétricos, paguei pela instalação desses acessórios. Na data da retirada do veículo, porém, informaram-me que o kit estava em falta e que não havia prazo para a chegada dos itens à loja."
EDNO GONÇALVES DA COSTA (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA RENAULT - "Os acessórios faltantes já foram instalados no veículo."

RÉPLICA DO LEITOR - "Tive de esperar 40 dias pela colocação dos equipamentos, correndo o risco de ter o carro roubado pela falta do alarme."

CADÊ O EXTINTOR?

"Adquiri um VW Jetta na concessionária Alta. O carro veio sem o extintor de incêndio, que é um equipamento obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Não posso usar o carro, e um funcionário da autorizada me disse que o item está em falta."
MARCIETE L. EIRAS (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA VW - "O veículo foi entregue à cliente em condições normais de uso."

RÉPLICA DA LEITORA - "Também não tive resposta da Volks sobre outros problemas que o veículo está apresentando. Já liguei cinco vezes para o serviço de atendimento ao consumidor da empresa."

QUESTÃO DE GARANTIA

"Desde novo, meu Nissan Sentra apresenta dificuldades na partida. A concessionária dizia não conseguir solucionar o problema. Só descobriram a falha quando a garantia do carro acabou, e agora querem que eu pague por uma nova bomba de gasolina."
GENESIO C. WERLE (São José do Rio Preto, SP)

RESPOSTA DA NISSAN - "Quando o carro voltou a apresentar problemas, foi verificada a necessidade de trocar a bomba de combustível. Porém, o prazo de garantia estava vencido."

RÉPLICA DO LEITOR - "Curioso terem detectado falha na peça um mês após o fim da garantia..."

PNEU RASGADO

"O pneu do meu Hyundai Azera esvaziou rodando, sem motivo aparente. Parei no posto para efetuar a sua troca e notei que o rompimento ocorrera na parte interna lateral --não havia marca de furos na borracha. A Hankok, fabricante do item, negou a troca, alegando que transitei com o pneu murcho."
HANNA GHARIB (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA HYUNDAI - "Após análise dos técnicos da fabricante dos pneus, não foi detectado defeito de fabricação."

RÉPLICA DO LEITOR - "Meu carro é blindado e sei que não posso transitar com o pneu descalibrado."


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