Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Aos 110, Harley moderniza produtos sem temer boicote

ARTHUR CALDEIRA ENVIADO ESPECIAL A MILWAUKEE (EUA)

Ao mesmo tempo em que comemora sua tradição de 110 anos em fabricar motocicletas clássicas nos EUA, a Harley-Davidson se rende às novas tecnologias em seus modelos mais caros.

Sistema de navegação por GPS, freios mais eficientes e até mesmo refrigeração líquida nos tradicionais motores de dois cilindros em "V" são algumas das novidades para modelos como a estradeira Electra Glide Ultra Limited.

Mas será que essa filosofia moderna não pode afastar os consumidores mais tradicionalistas? Para Matthew Levatich, presidente da marca, não há risco de isso acontecer.

Há 20 anos na empresa, o executivo afirma que foram mais de 100 alterações em alguns modelos.

A mais emblemática delas foi a introdução de um novo sistema de refrigeração no motor V2 de 1690 cc, conhecido como Twin-Cam.

"Usuários nos alertaram que o calor dos motores os incomodavam, então adotamos um novo sistema de arrefecimento para manter a temperatura correta", justifica.

Novidades no campo da conectividade também devem ser notadas pelos fãs da marca. Um bom exemplo é o sistema de navegação integrado ao painel que, além da grande tela sensível ao toque, conta também com bluetooth.

Os novos modelos touring trazem ainda abertura simplificada das bolsas laterais e mais espaço para o garupa.

"As malas agora podem ser abertas com apenas uma das mãos", gaba-se Tiago Pedrini, chefe de produto da Harley do Brasil.

Afinal, os proprietários de veículos da marca são geralmente pessoas bem-sucedidas, dispostas a investir entre R$ 30 mil e R$ 75 mil em uma motocicleta (sem acessórios) para fazer parte de uma espécie de clube, com filosofia bem definida.

Chamado de projeto Rushmore, o desenvolvimento dos novos modelos levou os engenheiros da empresa a ouvirem motociclistas. Desde 2009, o fabricante assegura que esteve testando as motos de concorrentes.

EM BREVE NO BRASIL

Lançada nos EUA, a linha 2014 da Harley deve chegar em breve ao Brasil. Os executivos da marca no país fazem mistério para o que será apresentado no Salão Duas Rodas, em outubro, na capital paulista, mas a Folha apurou que as motos estão desde fevereiro sendo homologadas.

"O primeiro lote para venda ao consumidor deve ser embarcado no fim deste ano para chegar no início de 2014 às revendas", diz Levatich.

A topo de linha Electra Glide Ultra Limited, que tem o novo motor e outras alterações mecânicas, é uma das cotadas a estrear a nova safra de produtos da marca.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página