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Marcas de luxo focam novos segmentos

Em Frankfurt, Jaguar deixa tradicionalismo de lado e apresenta seu 1º SUV; Porsche lança superesportivo híbrido

Com o Velho Continente ainda em crise, marcas europeias apelam para nichos que estão em alta em outros mercados

DO ENVIADO A FRANKFURT

A Jaguar viu várias gerações de sedãs de alto luxo da Audi, da BMW e da Mercedes serem lançadas enquanto seu aristocrático XJ permanecia praticamente idêntico ao original, apresentado em 1968. Mas, quando a necessidade de mudar bateu à porta, os ingleses radicalizaram.

Após renovar toda a linha de carros de passeio, a marca apresenta seu primeiro utilitário esportivo, o conceito C-X17. A versão final será lançada na Europa em 2014 e terá estrutura de alumínio.

Os motores não foram revelados, mas Adrian Hallmark, diretor global da Jaguar,diz que serão "supereficientes". Adjetivos como esse são ouvidos por todos os pavilhões de Frankfurt, principalmente no espaço da Porsche.

É lá que se encontra o 918 Spyder, um conversível híbrido que promete chegar aos 100 km/h em menos de 3s e atingir o consumo médio de 33 km/l --uma coisa de cada vez, é claro. A potência de 887 cv é resultado da combinação de três motores: um V8 central a gasolina e dois elétricos, instalados nos eixos.

Serão produzidas apenas 918 unidades do modelo, cujo preço beira o equivalente a R$ 2 milhões na Europa.

Quem quiser uma opção mais "modesta" deve visitar o estande da Ferrari. A marca italiana faz uma participação acanhada em Frankfurt, e sua principal atração é a 458 Speciale. Além da faixa azul e branca que corta o teto e o capô, essa série limitada tem motor 4.5 V8 com 605 cv de potência, 35 cv a mais que a versão original.

Outra novidade do modelo é o sistema que ajuda a corrigir o carro em caso de saídas laterais. Item bem-vindo em um carro que tem peso de hatch (1.290 kg) e força de caminhão. (EDUARDO SODRÉ)


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