Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Populista

Fabricantes apostam em receitas de sucesso para agradar crítica e público no Salão de Frankfurt, o maior do ano na Europa

Frankfurt 2013 é o salão das barbadas. As marcas investem em receitas de sucesso, como utilitários compactos e mobilidade limpa. Se em outros anos o evento apontava para um futuro distante, essa edição fala do presente.

A nova realidade é traduzida em carros que serão produzidos também no Brasil, entre eles o Mercedes GLA, apresentado na mostra alemã.

No palco da marca, várias unidades do jipinho estão espalhadas. Todas com acionamento elétrico da tampa do porta-malas, para não deixar dúvidas de sua origem nobre.

O teto é quase tão baixo quanto o do hatch Classe A, o que faz do GLA um carro mais jovial e de menor porte que o rival BMW X1. E esse era o objetivo. "Os consumidores da Mercedes estão mais jovens. Na Europa, a média de idade caiu para a faixa dos 30 anos", disse Gorden Wagener, vice-presidente de design da empresa. Ele é o responsável pela revolução do estilo da marca, que começou em 2003, com o sedã CLS.

Para conquistar esses propensos clientes também no Brasil, o GLA oferecerá motores 1.6 (156 cv) e 2.0 (211 cv), ambos turbo e a gasolina. A versão mais potente tem tração integral e mais detalhes cromados no acabamento.

As janelas estreitas e o rack de teto discreto mostram que o novo Mercedes é mais esportivo do que utilitário. É exatamente assim que ele chegará ao Brasil, no segundo semestre de 2014. A princípio, virá da Alemanha. A produção nacional deverá começar em 2015 --em São Paulo ou Santa Catarina.

Caso o Estado da região Sul seja o escolhido, a rivalidade com a BMW ficará ainda mais evidenciada ""a concorrente começará a produzir em Araquari (SC) no próximo ano.

Em Frankfurt, os estandes das duas gigantes alemãs ficam distantes um do outro.

Contudo, vale a caminhada de 20 minutos de um pavilhão a outro para conhecer o i8. Após ser exibido como conceito em diversos salões, a versão definitiva do esportivo híbrido perdeu alguns excessos visuais em sua versão final.

Ele é outro modelo fiel ao espírito do salão, pois oferece o que os fãs de supercarros adoram sem fazer com que os críticos dos bólidos poluentes torçam o nariz. Esse BMW pode chegar aos 100 km/h em cerca de 4,5s consumindo menos gasolina do que um compacto 1.0.

O motor 1.5 biturbo a gasolina (231 cv) trabalha em conjunto com o propulsor elétrico (131 cv), mas alguns dados ainda não foram revelados. A BMW não quer estragar sua própria festa, pois fará em breve um evento exclusivo para falar mais do i8.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página