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Visual 'cross' tira a elegância dos carros, diz Chip Foose

A pedido da Folha, customizador dos EUA dá opiniões sobre o design de aventureiros

Designer americano ficou impressionado com a proliferação desses automóveis no mercado brasileiro

FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO

No Brasil para lançar uma linha de produtos automotivos, o mais badalado customizador de carros do mundo recebeu a reportagem para entrevista em um restaurante.

Chip Foose, porém, não consegue trocar o lápis pelo garfo. Os pedidos de autógrafo são tão fartos quanto os de pessoas implorando por um desenho do astro americano.

"Nossa!!! É o cara do Overhaulin'", reconhece também o garçom, referindo-se ao programa do Discovery Channel que projetou Foose.

Nele, o designer "rouba" o velho carro de alguém e o devolve todo reformado. Os participantes que caem na pegadinha tem sempre o mesmo perfil: são donos apaixonados por seus veículos, mas sem dinheiro para restaurá-los.

Outra forma de ter um carro customizado por Foose é desembolsando algumas dezenas de milhares de dólares.

Apesar de ter vindo outras vezes ao Brasil, o designer diz ter se impressionado com a quantidade de carros com visual aventureiro --um fenômeno tipicamente nacional.

A pedido da Folha, ele topou opinar sobre o estilo de três destaques da categoria: VW Gol Rallye, Fiat Uno Way e Renault Sandero Stepway.

Foose sabe que esses modelos passam a impressão de ser mais resistentes às condições do asfalto local, mas julga o estilo (cheio de molduras e adesivos) espalhafatoso. O aumento da distância da carroceria em relação ao solo também não agradou.

"Prefiro as versões normais do Gol e do Uno, que são mais elegantes. Só o Sandero mostra alguma evolução estética ante o modelo original, que é muito simplório. O Stepway passa a sensação de ser um automóvel divertido."

Chip até pensou em gravar um "Overhaulin'" no Brasil. Mas seria preciso levantar US$ 300 mil [R$ 660 mil], gasto estimado por episódio.


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