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HB20X bate Gol Rallye e Stepway no asfalto

Na dsiputa entre aventureiros automáticos, compacto Hyundai compensa o preço até 5% mais alto com sofisticação

Trio 1.6 tem suspensão reforçada e preço na faixa dos R$ 50 mil, último degrau antes dos SUVs de pequeno porte

DE SÃO PAULO

Os dois dedos extras de altura em relação ao solo e os penduricalhos plásticos pela carroceria encarecem os hatches compactos 1.6 em quase R$ 5.000. Some mais R$ 3.000 caso queira gozar da comodidade do câmbio automático.

No fim, você vai levar para a garagem um automóvel pequeno e de uma marca generalista por aproximadamente R$ 50 mil.

Para quem sonha em ter uma veículo de perfil aventureiro, esses modelos representam o último degrau antes dos SUVs compactos, como o Ford EcoSport, que custa 10% mais na versão de entrada, com câmbio manual.

O mais recente lançamento da categoria é o Volkswagen Gol Rallye, que retorna com uma roupagem mais esportiva, para combinar com os faróis redesenhados.

Briga diretamente com o Hyundai HB20X e o Renault Sandero Stepway, que também apareceram para um embate na pista de teste.

O trio tem preço e lista de equipamentos equivalentes. Ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, airbags e computador de bordo, por exemplo, aparecem em todos eles.

Há também peculiaridades: a mais, o Gol traz sensor de estacionamento. Já o HB20X tem sistema premium de som, e o Stepway, multimídia com GPS --que poderia ser melhor aproveitado, caso a tela não ficasse em posição tão baixa.

Aliás, ergonomia não é o forte do Renault, que se difere por ser maior e ter amplo espaço interno. Mas o aço extra da carroceria pesa, e a conta é paga pelo motor de 112 cv, que consome (e grita) acima da média.

O câmbio automático do Sandero tem quatro velocidades e carece de mais agilidade, principalmente na cidade.

Com uma marcha a mais e um bom escalonamento, a transmissão do Gol compensa a falta de potência do propulsor 1.6 de 104 cv. Mas não espere milagres.

O VW cativa com uma boa posição ao volante e suspensão acertada, que não perdeu a firmeza ao calçar o salto alto' da versão Rallye. Os pneus 195/50 R16 são eficientes até em estradas de terra.

SILENCIOSO

Mas é o HB20X que melhor filtra as pancadas provocadas por buracos. Além disso, o Hyundai está um passo à frente em mecânica e sofisticação, justificando melhor o preço elevado (até R$ 54.455).

O nível de ruído é baixo e o painel é bem acabado, com mostradores de fundo "Ice Blue" semelhantes ao de carros de categoria superior.

Os 128 cv do motor garantem respostas rápidas ao Hyundai, principalmente em retomadas, como mostra o teste Folha-Mauá.

O HB20X só não inova nos adereços fora de estrada. A fórmula "plástico preto contornando a lataria e barras no teto" é a mesma do pioneiro Fiat Palio Adventure (1999).

Sabe-se, porém, que tanto o hatch de apelo "off-road" da Hyundai como o da Volkswagen são paliativos até o lançamento dos jipinhos das respectivas marcas, esperados para a partir de 2016. Na boca do forno está o Toyota Etios travestido de aventureiro, que chega nas próximas semanas.


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