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Veículos

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Cartas

Punto sem peças

"Meu Fiat Punto tinha apenas dois meses de uso quando sofreu um acidente. Está agora na oficina, parado, à espera de peças, pois a concessionária alega que a fábrica não tem farol nem lanterna no estoque. Como podem faltar componentes tão básicos como esses?"
ROBERTO LOPES CAVALCANTI (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA FIAT - "A peça solicitada foi entregue, sendo o veículo reparado e devolvido em perfeitas condições de uso e funcionamento."

RÉPLICA DO LEITOR - "Realmente, o carro foi entregue em perfeito estado de funcionamento, mas deu um trabalhão para recebê-lo de volta."

Problema nos vidros

"Comprei um Hyundai I30 perua que foi equipado com o módulo de subida dos vidros na própria loja CAOA, como cortesia. Ocorre que o sistema não conta com dispositivo antiesmagamento, conforme manda a lei."
RICARDO MOREIRA VAZ (São Bernardo do Campo, SP)

RESPOSTA DA HYUNDAI - "Daremos o devido suporte ao cliente durante o período para o reparo."

RÉPLICA DO LEITOR - "O problema não foi resolvido e, por se tratar de um caso envolvendo um grande número de veículos, foi encaminhado para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, onde ainda está em análise."

Câmbio barulhento

"Meu Ford tem apenas 1.500 km rodados e já voltou à oficina duas vezes para tentar solucionar um ruído no câmbio, que surge quando o carro transita em terrenos irregulares com o motor em baixas rotações."
NILSON CHAER KISHIMA (Mogi das Cruzes, SP)

RESPOSTA DA FORD - "Informamos que o veículo está em atendimento na concessionária Ford Horizonte, para que a questão mencionada seja devidamente solucionada."

RÉPLICA DO LEITOR - "O câmbio ainda apresenta ruídos. Tenho a sensação de que há engrenagens com folga ou soltas."

Sem agendamento, não

"Levei meu Peugeot 207 na Aquitaine para a revisão de um ano. Mas a oficina, que estava às moscas, disse que só poderia realizar o serviço com agendamento prévio."
IRANI FOGAÇA (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA PEUGEOT - "Tentamos esclarecer à cliente que o serviço deve ser previamente agendado e que a oficina tem procedimentos a seguir, como prevê o manual do veículo."

RÉPLICA DA LEITORA - "Concordo que devam haver procedimentos padronizados, porém não atender a um cliente com a concessionária vazia é um desrespeito."


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