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Máquinas voadoras

Ao cravar 3,7s no 0 a 100 km/h, Audi R8 Plus passa a ser o carro mais rápido já testado pelo Folha-Mauá

DE SÃO PAULO

Sabe aquele frio que dá na barriga em passeio de montanha russa? A sensação de arrancar com o Audi R8 Plus em uma pista de testes é parecida com isso.

Em aceleração máxima com o botão do Launch Control (controle de largada) devidamente acionado, o cupê dispara e faz o motorista colar as costas no banco. Ao mesmo tempo, o ronco metálico do motor 5.2 V10 toma conta da cabine.

São 550 cv comandados pelo novo câmbio S Tronic de sete marchas e dupla embreagem, combinação que deixou o superesportivo da Audi mais leve e furioso.

O resultado do teste surpreende: de 0 a 100 km/h em apenas 3,7s, novo recorde do ranking Folha-Mauá.

NÚMEROS REPETIDOS

Até então, a melhor marca era 4,5s, repetida nos últimos quatro anos por carros diferentes: Audi RS3 (2012), BMW M5 (2011), Audi RS6 Avant (2010) e Audi RS6 (2009).

No mês passado, o Mercedes SL63 AMG (564 cv) até conseguiu cravar 4,3s, que não lhe põe no topo geral do segmento, mas lhe garante o título de conversível mais rápido já avaliado.

Isso mostra que os superesportivos estão cada vez mais próximo dos F-1. Até nos custos de produção.

O Mercedes parte de US$ 321,5 mil (R$ 750 mil), já o reestilizado R8 Plus sai por R$ 902,5 mil --o equivalente a quarenta carros populares.

Peças de reposição também costumam ter preços salgados. Um jogo de pastilhas de freio do Audi, por exemplo, beira os R$ 11 mil, mesmo valor do capô frontal.

Em um nicho de mercado onde o que vale é o desempenho, as medições de consumo sempre apresentam números pouco animadores.

De acordo com o ranking deste ano, os mais econômicos do segmento foram o novo Chevrolet Camaro (7,2 km/l na cidade) e o BMW 640i Gran Coupé (12,4 km/l na estrada).


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