Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estudantes imaginam futuro dos automóveis

Fabricantes promovem concursos para estimular a inovação do setor

Segundo fabricantes, ainda faltam profissionais de desenho industrial focados em carros

SUELI OSÓRIO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os concursos de design automotivo têm se tornado uma vitrine para os universitários e uma chance de os fabricantes receberem ideias para projetos futuros.

A Volkswagen, por exemplo, realizou em outubro a 14ª edição do Talento Volkswagen Design. O evento se tornou tão importante que teve a presença de executivos como o chefe de design do grupo, Walter De Silva, e do presidente da ItalDesign, Giorgetto Giugiaro.

A estudante Daniela Hiranaka, 25, da Unesp de Bauru (a 329 km de São Paulo), venceu na categoria Color&Trim (interiores) e ganhou um ano de estágio no estúdio da VW em São Bernardo do Campo.

"É uma ótima forma de entrar no mercado de trabalho, além do conhecimento que posso adquirir em uma multinacional", diz a estudante.

A Ford também realizou em outubro a 2ª edição do concurso Talentos do Design.

"Serve para identificar novos nomes para a área, que é carente de profissionais realmente focados em automóveis. Tentamos valorizar os que estejam conectados com a empresa", diz João Marcos Ramos, chefe de design da marca para a América do Sul.

A montadora recebeu 240 trabalhos de todo o Brasil. A proposta era desenhar um EcoSport para 2022.

"Os concursos oferecem a possibilidade de fazer contatos com profissionais de um setor relativamente restrito", avalia Hugo Hissashi Hayashi Hisamatsu, 23, da Unesp, que ficou em segundo lugar. Eudes Rocha Fernandes, 27, da PUC de Goiás, venceu o concurso.

VISIBILIDADE

As competições podem render uma carreira promissora. Um exemplo é Guilherme Knop. Hoje supervisor de design da Volkswagen, ele começou com um estágio em 2000 graças à participação no concurso da montadora.

"A competição dá muita visibilidade. Na época, virei celebridade na faculdade", brinca Knop, que defende a presença de estagiários.

"Os estudantes nos trazem a inocência que já perdemos. Na área de design, nosso combustível é a vontade de ser criança o tempo todo, e eles nos lembram disso."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página