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Citroën aposta no luxo e lança DS5 no Brasil, modelo mais equipado da marca

Fotos Divulgação
Detalhes cromados se espalham por diversas partes da carroceria, até sobre o capô
Detalhes cromados se espalham por diversas partes da carroceria, até sobre o capô
GUILHERME SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O DS5 não é exatamente uma perua, embora se aproxime do segmento pelas dimensões. Também não é um hatchback, pois é grande demais para isso. Ser diferente e luxuoso é o seu objetivo.

Equipado com o mesmo motor 1.6 16V turbo (165 cv) usado no DS3, o maior membro da família francesa custa R$ 124,9 mil. É quase o mesmo que modelos de prestígio como o BMW 320i (R$ 129.950).

Para competir em um segmento elevado, a Citroën investiu nos itens de série. O DS5 tem caixa automática de seis marchas, forrações de couro de alto padrão (o mesmo usado na linha Maserati, por exemplo), banco do motoristas com massageador, navegação por GPS e teto solar elétrico dividido em três partes.

Outros equipamentos são faróis bixenônio autodirecionais, seis airbags, freios com ABS e controles de tração e de estabilidade.

Frisos cromados se estendem pelo capô e terminam pouco abaixo das janelas dianteiras. Atrás, as lanternas com sulcos profundos e as saídas cromadas do escapamento atraem o olhar.

O relógio de ponteiros no centro do painel foi exigência de Jean-Pierre Ploué, diretor de design do grupo PSA Peugeot Citroën. Ele não queria que o carro mais refinado da marca trouxesse um mostrador digital.

COCKPIT

O para-brisas laminado tem tratamento especial para diminuir o nível de ruído, o que transforma o DS5 em um dos carros mais silenciosos disponíveis no Brasil.

O interior lembra o cockpit de uma aeronave moderna.

Há muitos botões na cabine, boa parte posicionada no console central e no teto. Embora a carroceria seja baixa, a posição de pilotagem é cerca de 4 cm mais alta em relação a um sedã.

O modelo Citroën recebeu rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado. Contudo, as suspensões são simples: a traseira, por exemplo, é semi-independente com eixo de torção.

Há bom espaço para cinco ocupantes e o porta-malas acomoda 468 litros de bagagens. Características típicas de sedãs de luxo, mas em uma embalagem diferente.


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