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Iniciantes devem encarar o trânsito de forma gradativa

Motociclista deve conhecer bem seu veículo e respeitar o ritmo do tráfego

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os valores e os requisitos necessários para tirar habilitação de carro ou de moto são similares, como as quinze aulas práticas (no mínimo), as provas e o exame médico. Em ambos os cursos, o condutor recebe apenas noções básicas.

Especialistas consultados pela Folha recomendam que os pilotos recém-habilitados devem enfrentar o trânsito de maneira gradual, para entender as vantagens e os riscos de usar motocicletas.

Os veículos de duas rodas conseguem se deslocar de forma mais rápida. Nos horários de pico, por exemplo, enquanto a média horária dos carros em São Paulo não chega a 10 km/h, as motos dificilmente rodam com velocidade inferior a 20 km/h.

O instrutor de pilotagem Geraldo "Tite" Simões faz um alerta: "Não se pode transformar essa vantagem em exposição ao risco. Rodar a 40 km/h no corredor quando os carros estão a 20 km/h significa percorrer um mesmo trecho na metade do tempo. Já circular acima do dobro da velocidade dos automóveis é confiar demais na sorte e nos reflexos".

Em congestionamentos, motoristas costumam ficar trocando de faixa e nem sempre dão seta. Por isso, a moto precisa se fazer visível, seja por meio do farol aceso (que é obrigatório) ou da buzina, quando necessária.

Cruzamentos são pontos críticos. Uma batida com um carro que furou o farol vermelho, por exemplo, pode causar um acidente fatal.

EQUIPAMENTOS

Entre os equipamentos de segurança da moto, um dos mais importantes é aquele que protege diretamente o condutor, como jaquetas e calças apropriadas, calçados fechados e luvas reforçadas.

Novidade é o colete inflável, uma espécie de airbag que ajuda a proteger o tórax nas quedas. Esse item custa cerca de R$ 2.000 em lojas de acessórios.

O freio traseiro precisa ser usado. Ele serve como "leme" da trajetória em situações de emergência e o ideal é uma ação de 30% na frenagem em relação ao dianteiro. Os modelos mais sofisticados trazem também ABS, que evita o travamento das rodas nas frenagens de emergência.


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