Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Selva de pedra

Em alta, segmento de jipinhos urbanos terá pelo menos seis novos modelos e chegará a 7,5% do mercado brasileiro até 2016

RICARDO RIBEIRO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Veículos com suspensão elevada e estilo fora-de-estrada já são facilmente vistos nas ruas brasileiras. Os utilitários compactos são a maioria entre eles.

Os jipinhos urbanos fizeram despencar a venda de peruas e acabam de ultrapassar as minivans. O segmento emplacou cerca de 170 mil unidades em 2012. De acordo com fabricantes, esse número deve dobrar até 2016, chegando a 7,5% do mercado.

O crescimento da categoria será impulsionado por novos modelos. Pelo menos seis fabricantes devem lançar utilitários compactos até 2015. Os primeiros a chegar serão o Chevrolet Trax e o Peugeot 2008, cujas estreias acontecem do segundo semestre deste ano ao início de 2014.

Depois será a vez de Fiat, VW, Nissan e Honda apresentarem novidades em busca de clientes que desejam um modelo de estilo "off-road", mesmo que não tenha tração 4x4.

BURACOS

"Em cidades como São Paulo, com buracos e alagamentos em dias de chuva, um carro alto e com suspensão reforçada ajuda muito", afirma o advogado Tiago Faria, 34, que trocou um sedã médio por um jipinho compacto.

Segundo os fabricantes consultados, o público dos utilitários compactos é heterogêneo, bem dividido entre homens e mulheres.

"Esse público quer um carro que se destaque mais no trânsito e consiga rodar por estradas em condições ruins nas viagens de fim de semana", explica Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.

As famílias também se interessam por esses modelos, que geralmente oferecem bom espaço interno.

"Casais jovens com filhos estão entre os que mais se identificam com o segmento. São clientes em ascensão na vida profissional", afirma Romain Darmon, gerente de marketing da Renault.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página