Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Jipinhos tiram mercado dos carros médios
Chegada de modelos inéditos deverá atrair mais consumidores para a categoria, indicam estudos de fabricantes
Três novos utilitários compactos estarão no mercado brasileiro até o final de 2014; um deles será fabricado no Rio
As novidades do segmento de utilitários compactos seguirão receitas similares. Todos terão ao menos duas opções de motor, versões com câmbio automático e preço inicial entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
O Chevrolet Trax virá do México, mas, futuramente, deverá ser produzido no Brasil. A plataforma é a mesma dos modelos Sonic, Cobalt, Spin e Onix.
Esse será o grande concorrente do Ford EcoSport em 2014, que começou o ano como líder do segmento.
"Temos estudos que mostram que a entrada de novos concorrentes no segmento de SUVs médios em outros países aumentou as vendas de todas as marcas, pois chamou mais clientes. E isso deve acontecer com os utilitários compactos no Brasil", explica Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.
Outro fator que sustentará a categoria em alta é a migração de segmento.
"Muitos clientes de hatches e sedãs compactos tiveram um aumento de poder aquisitivo e estão preferindo utilitários compactos a modelos médios", afirma o executivo.
Essa migração motivou a Peugeot a apressar os planos de produção local do jipinho 2008. O carro será feito em Porto Real (RJ), dividindo a linha com o hatch 208.
CONCEITOS DE FUTURO
Protótipos apresentados recentemente em salões internacionais antecipam outras novidades do segmento.
A Honda fará um modelo baseado no conceito Urban, que foi apresentado em janeiro, no Salão de Detroit. O utilitário usará a nova plataforma do Fit e deverá chegar ao mercado brasileiro em 2015.
A Volkswagen lançará o SUV compacto derivado do Taigun, protótipo mostrado no Salão de São Paulo 2012. O carro usará a mesma base do hatch Up!, cujo lançamento está previsto para o fim deste ano. A versão jipinho chega na linha 2015.
Os planos da Nissan se baseiam no protótipo Extrem, também exibido no evento paulistano. O modelo será produzido na futura fábrica da marca, que está sendo construída em Resende (RJ).
A Fiat entrará na disputa com um modelo derivado do Fiat 500L, que é a versão tamanho família do compacto feito no México. A versão com estilo "off-road" deverá ser fabricada em Goiana (PE).