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Cartas

presente de aniversário

"Comprei um Ford Ka na Divem com previsão de entrega para três semanas, pois seria dado como presente de aniversário para minha filha. Na véspera da data prometida, descobri que a entrega atrasaria. O aniversário passou, e a nota fiscal foi emitida. Porém, até hoje, a autorizada não consegue me dar uma posição."
CLAUDINEI HENRIQUE TORQUATO (MOGI MIRIM, SP)

RESPOSTA DA FORD - "A entrega ocorreu em um prazo acima do normal devido ao sucesso de vendas, o que gerou um desequilíbrio temporário."

RÉPLICA DO LEITOR - "Acredito que não me entregaram o carro por outro motivo."

Acessório paralelo

"A Issa instalou um sensor de estacionamento no meu Honda City. Contudo, o item não funciona corretamente. Após reclamar várias vezes, me pediram para aguardar até a primeira revisão. Agora, constatado o problema, querem que eu pague pela troca."
ADRIANO PHORTOS MOUTINHO (SÃO PAULO, SP)

RESPOSTA DA HONDA - "O acessório instalado em questão não foi homologado pela Honda. Porém, a concessionária responsável pela venda substituirá o equipamento sem ônus ao cliente."

RÉPLICA DO LEITOR - "A autorizada não tem a peça à disposição. Por isso, pediu-me uma semana."

Sem peça

"Durante oito dos últimos 18 meses, meu Kia Sorento ficou parado na concessionária ou na fábrica. Agora aguarda uma peça que virá da Coreia do Sul, sem previsão de entrega. A fábrica apenas registra as reclamações."
JULIO CAMPAGNUCCI JUNIOR (SÃO PAULO, SP)

RESPOSTA DA KIA - "O veículo está à disposição de seu proprietário na concessionária Germany, em São Paulo, devidamente reparado."

RÉPLICA DO LEITOR - "O problema tinha sido detectado pela oficina há mais de um ano. Porém, a fábrica não autorizava a troca do câmbio, apenas de parte do sistema, que não tinha em estoque."

Início conturbado

"Comprei uma moto Harley-Davidson que, com uma semana de uso, apresentou problema no atuador de marcha lenta. Depois, foi a bateria que pifou. Reclamei no serviço de atendimento, mas não tive qualquer compensação pelo período que fiquei sem a moto."
MARCELO DE MOURA (SÃO PAULO, SP)

RESPOSTA DA HARLEY-DAVIDSON -"Conforme estabelece sua política e a legislação vigente, a empresa realizou o atendimento com a substituição das peças da moto, respeitando os prazos de garantia."

RÉPLICA DO LEITOR - "Comprei uma moto nova, que ficou parada por quase um mês."


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