James Franco se supera ao dar vida a sujeito patético e maluco

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

ARTISTA DO DESASTRE (ótimo) * * * * *
(THE DISASTER ARTIST)
DIREÇÃO James Franco
ELENCO James Franco, Dave Franco, Seth Rogen
PRODUÇÃO EUA, 2017, 14 anos
QUANDO estreia nesta quinta (25)
Veja salas e horários de exibição

O maior mérito de James Franco ao dirigir e protagonizar "Artista do Desastre" é ter percebido que a história por trás de "The Room" poderia render uma ótima comédia. É um pouco como "Ed Wood", de Tim Burton, sobre o pior cineasta do mundo. Mas nem Wood fez algo tão ruim como "The Room".

Lançado em 2003, com custo acima de US$ 6 milhões e praticamente nada arrecado em uma dúzia de salas, "The Room" foi se transformando em cult obscuro dos amantes de "cinema lixo" pela mediocridade de atuação, roteiro e realização. Tudo graças a Tommy Wiseau.

Tipo bem misterioso e amalucado, que ganhou charme extra na caracterização de Franco, Wiseau era uma figura entre o patético e o assustador quando conheceu o aspirante a ator Greg Sestero numa aula de atuação. Sestero é interpretado por Dave Franco, irmão caçula de James.

Wiseau convence Sestero a ir com ele tentar a sorte em Los Angeles. Depois de um tempo sem conseguirem nada, vem a ideia de Wiseau: produzir seu próprio filme, no qual pudesse escrever o roteiro, dirigir e atuar.

Ninguém, nem mesmo Sestero, sabia qualquer coisa sobre Wiseau. Com forte sotaque do Leste Europeu, dizia ter nascido em Nova Orleans. Hoje aceita-se a versão de que ele nasceu na Polônia.

Apenas duas coisas ficam bem claras a respeito dele: tinha muito dinheiro, de origem ignorada por todos, e não sabia nada sobre escrever roteiros, dirigir ou atuar.

A equipe contratada para o que iria se transformar em "The Room" estava perto de enlouquecer com Wiseau quando os cheques com seus pagamentos, bem acima da média em Hollywood, começaram a ser compensados sem nenhum problema.

Uma cena de "Artista do Desastre" que simboliza bem a (in)capacidade de Wiseau é quando, intempestivamente, ele se senta para escrever o esboço de "The Room". Depois de datilografar umas palavras, pergunta a Sestero: "Que tamanho tem um roteiro?".

James Franco é viciado em trabalho e, aos 39 anos, está distante da inexperiência de Wiseau. Além de ter atuado em mais de 120 filmes e séries, ele já dirigiu 14 longas de ficção, oito curtas, seis documentários, três episódios de séries de TV e um videoclipe da banda de rock R.E.M.

Franco está espetacular como Wiseau, papel que deu a ele o Globo de Ouro de ator de comédia. O filme é cativante por essa interpretação intensa na jornada de seu personagem do anonimato total ao fracasso retumbante.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.