Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
15/12/2011 - 10h31

'Reação pronta' permite a Ahmadinejad fugir de sapatada

Publicidade

SAEED KAMALI DEHGHAN
DO "GUARDIAN"

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad é o líder mais recente a ser alvo de um método de protesto popular no Oriente Médio: sapatos atirados.

Como aconteceu com George W. Bush, Ahmadinejad se viu olhando para a sola de um sapato masculino quando alguém --acredita-se que tenha sido um operário têxtil recém-demitido-- resolveu expressar sua raiva durante uma cerimônia oficial no norte do país.

Ahmadinejad estava discursando em Sari, capital da província de Mazandaran, quando um homem identificado pelas agências de notícias locais apenas por seu primeiro nome, Rashid, jogou seus sapatos contra o presidente. Os sapatos teriam errado o alvo.

Na cultura do Oriente Médio, jogar sapatos contra alguém é visto como uma das piores maneiras de manifestar desprezo.

A imprensa iraniana informou que Rashid, de cerca de 45 anos, tinha sido demitido de uma empresa têxtil, depois de mais de um ano trabalhando sem receber salário.

"Um dos participantes na cerimônia conseguiu chegar aos assentos na primeira fileira e jogou seus sapatos contra o presidente, enquanto protestava contra o desemprego no país", divulgou o Tabnak, um site noticioso conservador próximo do ex-comandante da Guarda Revolucionária Mohsen Rezaei.

As agências locais disseram que Ahmadinejad não foi atingido pelos sapatos graças a sua "reação pronta", mas que os sapatos atingiram um pôster atrás dele. Não foram divulgadas fotos do incidente.

O homem que jogou os sapatos teria sido atacado e empurrado ao chão por pessoas presentes à cerimônia e que gritavam slogans em favor de Ahmadinejad. Não ficou claro se ele foi preso.

Em 2008 Bush foi alvo de um jornalista iraquiano, Muntadhar al-Zaidi, que jogou seus sapatos contra o então presidente americano quando este dava uma entrevista coletiva à imprensa em Bagdá. Também Bush deu mostras de reflexos ágeis, conseguindo desviar-se dos sapatos.

Em 2010, sapatos foram jogados contra o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, durante uma conferência em Birmingham, Inglaterra.

Em setembro o jornal estatal iraniano "Tehran Times", em língua inglesa, citou o diretor do centro de estatísticas do país, que teria avaliado o índice de desemprego no ano anterior do calendário persa (que terminou em 20 de março de 2011) em 13,5%. Muitos economistas independentes questionam as cifras oficiais e consideram que a taxa de desemprego é muito mais alta.

Tradução de Clara Allain.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página