Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
22/01/2012 - 08h00

Leia na Ilustríssima desta semana

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os grandes temas da edição da "Ilustríssima" deste domingo são a Primavera Árabe e literatura.

A íntegra dos textos está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O texto de capa do caderno é o primeiro de uma série produzido pelo filósofo e colunista da Folha Vladimir Safatle a países que onde ocorreu a Primavera Árabe, um ano depois das revoltas populares que abalaram regimes autoritários: Tunísia, Egito, Israel e Palestina.

Em Túnis, Safatle registra a tensão entre valores democráticos e o risco de islamização.

A ilustração da capa e do texto principal é de autoria do artista plástico Daniel Bueno.

Em "Do mosteiro ao picadeiro", o escritor italiano.

Por ocasião dos seus 80 anos e do lançamento de sey bivi rinabce "O Cemitério de Praga, Umberto Eco, o maior nome vivo das letras italianas recebe a editora-adjunta da "Ilustrada" Francesca Angiolillo em sua casa em Milão.

Do encontro emerge um personagem que não é nem o erudito sóbrio e monástico exaltado pela imprensa nem o intelectual pop e superficial estigmatizado pela academia.

O escritor Fernando Paixão apresenta dois estudos complementares que compõem um panorama social do livro e da leitura no Brasil: o primeiro focaliza a embrionária cultura livresca na São Paulo do Império, formada em torno da Faculdade de Direito e do Convento de São Francisco.

O segundo perfila José Olympio, editor central no Brasil do século 20.

Baseado em dois livros, Marcelo Bortoloti relata em "Falsário legítimo" a ação de falsário brasileiro radicado em Paris que, no século passado, teria falsificado importantes obras do Império, atribuindo-as a Debret e Pallière.

Vendidas a colecionadores, algumas dessas falsificações foram parar em museus como o Imperial, de Petrópolis, e Castro Maya, no Rio.

CASA DOS SONHOS

No "Diário de Nova York", Vincent Katz fala da propulsão do movimento Ocupe Wall Street.

Na seção "Arquivo Aberto", a escritora Ruth Rocha relembra a viagem que fez a Ouro Preto com colegas de colégio. Na ocasião, tiveram o professor e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda.

Umberto Eco é o autor do texto da seção "Imaginação". Trecho de "Nonita", que integra os "Diários Mínimos", coletâneas de paródias e pastiches intelectuais que ganham nova edição pela Record em maio.

A ilustração é de Deborah Faleiros, designer da "Ilustríssima".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página