Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
13/06/2010 - 16h21

Confira programação do Bloomsday no Brasil

Publicidade

DE SÃO PAULO

A comemoração do 16 de junho de 1904 --evento internacional em homenagem ao escritor irlandês James Joyce (1882-1941)-- se estende por algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Florianópolis, Porto Alegre e Santa Maria (RS).

O dia passou à história da literatura moderna como a emblemática jornada de Leopold Bloom por Dublin, na Irlanda, relatada nas mais de 800 páginas do "Ulisses". Livremente inspirado na "Odisseia", de Homero, e publicado em 1922, o romance é a obra-prima de Joyce, um dos mais importantes autores do século 20.

São Paulo

A 23ª edição do Bloomsday na cidade, organizada pelo poeta e tradutor Marcelo Tápia, inclui palestras, apresentações musicais, exibição de filmes e leituras de trechos da obra do escritor irlandês. No dia 13/6, às 14h30, debate na Casa das Rosas compara os livros "Finnegans Wake", de Joyce, e "Riverão Sussuarana", de Glauber Rocha. Em seguida, será exibido o filme "Passages from James Joyce's 'Finnegans Wake'" (1965), de Mary Ellen Bute. Exemplar da 5ª reimpressão da 1ª edição de "Ulisses" (Shakespeare & Co., Paris, 1924), que pertenceu ao poeta modernista Guilherme de Almeida, ficará em exposição durante o evento.

No dia 16/6, o Finnegan's Pub realiza a tradicional comemoração joyceana, com leituras e música. A atriz Bete Coelho lerá trecho final do monólogo de Molly Bloom (em "Ulisses") traduzido pelo poeta Haroldo de Campos.
Casa das Rosas, 13/6, a partir das 11h30 no Finnegan's Pub, 16/6, às 19h30

Rio de Janeiro

No Instituto Moreira Salles, concerto (organizado pelo poeta Eucanaã Ferraz) com o tenor Kevin McDermott e o pianista Ralph Richey explora a relação da obra de Joyce com a música.

Na Escola Letra Freudiana, a tradutora de "Ulisses" (Alfaguara/Objetiva) Bernardina da Silveira Pinheiro participa de debate sobre a obra.
Instituto Moreira Salles, 16/6, às 20h | Escola Letra Freudiana, 16/6, às 20h30

Belo Horizonte

A exposição "Alicinações", da artista plástica Adriana Peliano, aproxima Joyce e Lewis Caroll (autor de "Alice no País das Maravilhas") ao explorar a livre articulação da linguagem nos dois autores. Programação em Belo Horizonte é organizada pelo grupo Oficcina Multimédia da Fundação de Educação Artística.
Museu Inimá de Paula, 16/6, às 17h

Curitiba

O curso de letras da Universidade Federal do Paraná promove apresentações musicais e leituras inspiradas na obra de Joyce. Um dos organizadores do Bloomsday curitibano é o professor Caetano Galindo, autor de tradução inédita de "Ulisses".
Universidade Federal do Paraná, 16/6, às 14h

Natal

O departamento de artes e letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove, no dia 16/6, atividades em torno da peça "Os Exilados", de James Joyce, com leitura dramática do texto original (às 9h30), palestra (às 15h30) e encenação (às 20h, no teatro Alberto Maranhão).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 16/6, a partir das 9h30

Florianópolis

Na capital catarinense, a homenagem a Joyce ocorre no dia 16/6 na internet, com a divulgação de textos sobre o autor, e no rádio, com a leitura de trechos da sua obra.
centopeia.net | Rádio Campeche Comunitária (98.3 FM)

Porto Alegre

No dia 15/6, a partir das 19h30, o instituto cultural Studio Clio realiza sarau, com a leitura de passagens da obra de Joyce, e apresenta vídeo-poema sobre o rio Liffey, que atravessa Dublin, na Irlanda.

No dia 16, o instituto organiza almoço em homenagem ao autor de "Ulisses", a partir das 12h20. O tradutor de "Finnegans Wake", Donaldo Schüler, participa das duas atividades.
Studio Clio, 15 e 16/5

Santa Maria

Na 17ª edição do Bloomsday na cidade gaúcha haverá o lançamento do livro "Arquimedes" (ed. Movimento), no qual oito autores fazem uma paródia do romance "Ulisses", de Joyce.
Cesma (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria), 16/6, a partir das 14h30.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página