Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 01h48

EUA reafirmam aliança com Seul em tensão com Pyongyang

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

O secretário adjunto de Estado dos Estados Unidos para a Ásia do Leste e Pacífico, Kurt Campbell, revalidou nesta quinta-feira (17) em Seul a "firme" aliança entre Seul e Washington em um período "absolutamente crítico", em referência à tensão com a Coreia do Norte.

Campbell, que chegou na quarta a Seul para uma visita de dois dias, se reuniu com o ministro de Assuntos Exteriores sul-coreano, Yu Myung-hwan, a quem reiterou a solidez do respaldo dos EUA à Coreia do Sul na crise com Pyongyang pelo afundamento do navio "Cheonan".

A embarcação sul-coreana afundou no dia 26 de março no Mar Amarelo (Mar Ocidental) após supostamente ter sido atingida por um torpedo norte-coreano que matou 46 marinheiros, embora Pyongyang negue o ataque.

O enviado dos EUA, no início de sua reunião com Yu, lembrou que o presidente americano, Barack Obama, considera "extraordinária" a gestão do líder sul-coreano, Lee Myung-bak, em uma "situação muito difícil", informou a agência local "Yonhap".

Campbell manteve também um encontro com o vice-ministro de Exteriores sul-coreano, Chun Yung-woo, e ambos se comprometeram a trabalhar para conseguir uma resposta internacional firme perante as "provocações" da Coreia do Norte, segundo a "Yonhap".

A viagem de Campbell acontece enquanto o Conselho de Segurança da ONU delibera sobre uma possível resposta ao regime comunista norte-coreano por sua suposta implicação no caso do "Cheonan".

O secretário de Estado adjunto deve deixar Seul rumo a Tóquio nesta quinta-feira para uma visita oficial de dois dias ao Japão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página