Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2010 - 14h55

Papa pede que bispos brasileiros levem fiéis "aos caminhos da fé"

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO VATICANO

O papa Bento 16, ao receber neste sábado mais um grupo de bispos do Regional Leste 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), abordou a responsabilidade dos religiosos, que devem "levar os fiéis aos caminhos de plena comunhão de fé e de amor com a Igreja universal".

A declaração do Pontífice aos bispos de Minas Gerais e Espírito Santo foi feita durante a visita ad Limina Apostolorum, que ocorre a cada cinco anos. Um primeiro grupo, liderado pelo presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, se encontrou com o líder da Igreja Católica no sábado passado.

Dirigindo-se aos brasileiros, o Papa recordou que os sacerdotes devem "avaliar e disciplinar a vida da comunidade" para "levar os fiéis aos caminhos de plena comunhão de fé e de amor com a Igreja universal".

O Papa fez ainda um apelo à necessidade de garantir "a integridade e a pureza na transmissão da fé", procurando que "a liturgia seja verdadeiramente uma epifania do mistério", ou seja, "uma expressão da natureza genuína da Igreja".

De todos os deveres do vosso ministério, "o mais imperioso e importante é a responsabilidade pela celebração da Eucaristia", competindo-vos "providenciar para que os fiéis tenham a possibilidade de aceder à mesa do Senhor, sobretudo ao domingo que é o dia em que a Igreja descobre a sua peculiar identidade cristã ao redor dos presbíteros", complementou o Pontífice.

Na última semana, ao participar da abertura do Congresso Diocesano na Basílica de São João de Latrão, em Roma, Bento 16 já havia falado sobre a importância das missas dominicais, solicitando aos cristãos que participem dessas solenidades, "momentos fundamentais" do encontro "entre o homem e Deus".

Também hoje, o Pontífice se reuniu com o cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos, que deverá deixar o posto devido ao limite de idade. Em seu lugar assumirá o canadense Marx Ouellet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página