Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 09h10

Piratas somalis sequestram embarcação com 18 marinheiros filipinos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma embarcação-tanque com 18 marinheiros filipinos a bordo foi sequestrado por piratas somalis, na área de Bab El Mandeb, ao sul do mar Vermelho, informa a operação naval europeia contra a pirataria, Navfor.

Segundo a Navfor, o Motivator, de bandeira das ilhas Marshall, sofreu um ataque pirata na madrugada de domingo. O sequestro só foi confirmado na manhã desta segunda-feira, quando a comunicação com o barco foi perdida.

Após a notificação, os tripulantes da Operação Atalanta da Navfor tentaram sem sucesso entrar em contato com a embarcação, que pesa 13.065 toneladas e transporta óleo lubrificante.

A Operação Atalanta tem como objetivo principal escoltar os navios mercantes que transportem ajuda humanitária dentro do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e as embarcações da Missão da União Africana na Somália (Amisom).

A expedição também protege os navios mais vulneráveis dentro do golfo de Áden e no oceano Índico e se encarrega de vigiar a atividade pesqueira no litoral da Somália.

Os piratas somalis mantêm mais de uma dúzia de navios e centenas de tripulantes sob seu poder. A pirataria mostrou-se uma forma de obter riqueza em um país que não vê governo efetivo desde 1991.

Nos últimos meses vários navios chineses foram atacados no golfo de Áden e dois deles sequestrados. A China participa da armada internacional que patrulha a área para evitar ataques piratas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página