Variedade e segmentação dão o tom da liderança das Americanas e Renner

Empresas foi a mais citada na categoria loja de departamentos por paulistanos ouvidos pelo Datafolha. Americanas e Renner tiveram 9% das menções, cada uma.

No ano passado, quando a categoria loja de departamentos foi inserida pela Datafolha na pesquisa, quatro marcas dividiram a preferência do paulistano.

Em 2018, duas delas saltaram à frente: Renner e Lojas Americanas. Cada uma teve 9% das menções, seguidas de C&A (7%)e Casas Bahia (5%). Na zona leste, o índice da Americanas sobe para 11%, enquanto na zona sul é a Renner que faz mais sucesso, com 13% das menções.

O reconhecimento às duas redes está ligado às suas estratégias de expansão.

A Renner abriu 30 unidades no ano passado -cinco delas na capital paulista, onde estão 31 de suas 326 lojas. No período, também iniciou operação fora do Brasil com três pontos em Montevideo, no Uruguai.

Já a Americanas possui mais de 1.300 unidades no país, sendo 102 na capital paulista. Em 2017, bateu seu recorde de inaugurações anuais, 195 (47 no estado de São Paulo).

Entre as duas, a definição de público e o mix de produtos diferem.

A Renner se define como cúmplice da mulher moderna, de 18 a 39 anos e das classes A-, B e C+, e investe em moda e acessórios.

"O ato da compra tem de ser cada vez mais ágil e prático em uma cidade como São Paulo, com ritmo de vida intenso e acelerado", diz Fábio Faccio, diretor de produto da Renner.

Já a Americanas se coloca como uma rede que não distingue idade ou classe, com lista de mais de 60 mil itens.

"Reforçamos o uso de analytics e big data nas mais diferentes frentes para auxiliar na tomada de decisão", afirma Carlos Padilha, diretor financeiro e de relações com investidores das Lojas Americanas.

*

Carlos Padilha, diretor financeiro das Lojas Americanas
"A primeira loja do estado abriu em 1930, na rua Direita, 151. E está lá até hoje. O que prova que a cidade é estratégica para nós"

Fábio Faccio, diretor de produto das Lojas Renner
"Em 2017, a Renner inaugurou 30 lojas, cinco delas na capital. Este investimento permite que a marca esteja ainda mais presente no dia a dia dos paulistanos"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade