Variedade e segmentação dão o tom da liderança das Americanas e Renner
Empresas foi a mais citada na categoria loja de departamentos por paulistanos ouvidos pelo Datafolha. Americanas e Renner tiveram 9% das menções, cada uma.
No ano passado, quando a categoria loja de departamentos foi inserida pela Datafolha na pesquisa, quatro marcas dividiram a preferência do paulistano.
Em 2018, duas delas saltaram à frente: Renner e Lojas Americanas. Cada uma teve 9% das menções, seguidas de C&A (7%)e Casas Bahia (5%). Na zona leste, o índice da Americanas sobe para 11%, enquanto na zona sul é a Renner que faz mais sucesso, com 13% das menções.
O reconhecimento às duas redes está ligado às suas estratégias de expansão.
A Renner abriu 30 unidades no ano passado -cinco delas na capital paulista, onde estão 31 de suas 326 lojas. No período, também iniciou operação fora do Brasil com três pontos em Montevideo, no Uruguai.
Já a Americanas possui mais de 1.300 unidades no país, sendo 102 na capital paulista. Em 2017, bateu seu recorde de inaugurações anuais, 195 (47 no estado de São Paulo).
Entre as duas, a definição de público e o mix de produtos diferem.
A Renner se define como cúmplice da mulher moderna, de 18 a 39 anos e das classes A-, B e C+, e investe em moda e acessórios.
"O ato da compra tem de ser cada vez mais ágil e prático em uma cidade como São Paulo, com ritmo de vida intenso e acelerado", diz Fábio Faccio, diretor de produto da Renner.
Já a Americanas se coloca como uma rede que não distingue idade ou classe, com lista de mais de 60 mil itens.
"Reforçamos o uso de analytics e big data nas mais diferentes frentes para auxiliar na tomada de decisão", afirma Carlos Padilha, diretor financeiro e de relações com investidores das Lojas Americanas.
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Carlos Padilha, diretor financeiro das Lojas Americanas
"A primeira loja do estado abriu em 1930, na rua Direita, 151. E está lá até hoje. O que prova que a cidade é estratégica para nós"
Fábio Faccio, diretor de produto das Lojas Renner
"Em 2017, a Renner inaugurou 30 lojas, cinco delas na capital. Este investimento permite que a marca esteja ainda mais presente no dia a dia dos paulistanos"