Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

Não por acaso, a General Motors (dona da marca) produz o carro mais vendido no Brasil há 45 meses consecutivos, o compacto Onix. A montadora foi citada por 8% dos entrevistados, todos moradores da capital paulista. A Honda ficou em segundo lugar, com 6% das menções, segundo o Datafolha.

No primeiro trimestre de 2019, a Chevrolet manteve o posto de marca mais vendida do país, com 18,4% de participação de mercado. Somente o líder Onix teve 55,5 mil unidades emplacadas entre janeiro e março, segundo a Fenabrave (entidade que representa as distribuidoras de veículos).

Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM Mercosul, conta que o desafio é manter a qualidade do atendimento em um mercado dominado por carros pequenos, com grandes volumes de vendas. "É uma catequização constante da rede de concessionárias, que é muito próxima da gente", diz.

"No final, a experiência do cliente com a marca não acontece em São Caetano [onde fica a sede da empresa], estamos absolutamente longe disso. Essa experiência está na rede concessionária", explica o executivo.

A marca prepara agora o lançamento da nova linha Onix, que chega ao Brasil no segundo semestre. A primeira versão a estrear terá carroceria sedã. O hatch virá em seguida e também há previsão de outros modelos, como uma nova picape compacta.

O sucesso deles depende desse bom relacionamento entre a montadora e seus revendedores, que lidarão com os consumidores por um longo tempo, prestando os serviços de pós-venda. A capacidade de atender bem nos momentos mais difíceis é o que pode fazer a diferença entre trocar de marca ou manter-se fidelizado.

"Não existe falar que meu carro não tem problema. Tem problema, assim como vários produtos de alta qualidade têm. O ponto é a atitude, o processo que será seguido para solucioná-lo. Isso é muito importante", explica Hermann.

Metade dos entrevistados (48%) não soube dizer qual rede de concessionárias considera ser a melhor da cidade de São Paulo. O índice é próximo ao observado em 2018 (46%).

*

CHEVROLET EM NÚMEROS

55.500 unidades do Chevrolet Onix foram emplacadas no primeiro trimestre. É o carro mais vendido do Brasil

400 concessionárias no país

18,4% participação de mercado das Chevrolet no Brasil no primeiro trimestre

45 é o número de meses consecutivos que o Onix lidera o mercado nacional

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade