Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2010 - 10h46

FGV lança dupla graduação entre direito e economia

Publicidade

FABIANA REWALD
DE SÃO PAULO

Duas faculdades em uma. Essa é a proposta que a FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas) lançou neste ano para alunos de direito e economia.

Anualmente, serão abertas cinco vagas em cada curso, pela chamada dupla graduação. Em sete anos e meio --contra os nove necessários para fazer os dois cursos separadamente--, o aluno poderá sair com dois diplomas.

A parceria já existe entre direito e administração e entre administração e economia. A vantagem é que, fazendo só uma vez as disciplinas comuns, dá para terminar os dois cursos mais rapidamente. Além disso, não é preciso fazer novo vestibular.

Como há mais interessados do que vagas, é preciso passar por um processo seletivo. Os alunos de direito fazem uma prova de matemática e os de economia têm de passar em um exame com redação e análise de texto. O outro critério de avaliação é o desempenho na faculdade.

Para se candidatar, é preciso estar ao menos no 6º semestre --para que a segunda graduação se inicie no 7º semestre do curso de origem.

No final do ano passado, a FGV abriu processo seletivo para alunos de direito. Um dos selecionados foi Amir Choaib Junior, 20.

Ele faz estágio em direito tributário e acredita que a economia pode contribuir muito para o trabalho nessa área. Quando prestou vestibular, Amir já sabia do projeto da dupla graduação, e esse foi um dos motivos pelos quais ele escolheu a FGV.

Para Adriana Ancona de Faria, coordenadora de direito, os conhecimentos de economia ajudam principalmente quem quer trabalhar em áreas como políticas públicas, infraestrutura e direito concorrencial.

"Para o aluno da economia, a dupla graduação é muito vantajosa porque, para atuar em áreas como regulação, concorrência, políticas públicas e comércio internacional, o economista tem que possuir sólidos conhecimentos da área jurídica", diz Nelson Marconi, coordenador de economia.

No final deste ano, será aberto processo seletivo para alunos dos dois cursos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página